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Na batalha das redes sociais, Lula cresce no Instagram e Bolsonaro investe no Tik Tok

Redes sociais se mostram como as melhores plataformas para aproximar o candidato do eleitor e aumentam o alcance das campanhas.

Congresso em Foco

9/4/2022 | Atualizado às 11:39

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Proposta do governo de mudanças no PL das Fake News mantém essência do projeto, mas cria novos mecanismos de implementação. Foto: Reprodução. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Proposta do governo de mudanças no PL das Fake News mantém essência do projeto, mas cria novos mecanismos de implementação. Foto: Reprodução. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Cada vez mais, as redes sociais se mostram como as melhores plataformas para aproximar o candidato do eleitor. Muito se fala de como a internet proporcionou um maior alcance das campanhas, mas o impacto de interagir "diretamente" com o candidato ainda não é estudado de maneira significativa. O Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD) analisou as principais redes sociais dos pré-candidatos à Presidência da República durante o primeiro trimestre deste ano. Foram analisados, especialmente, o engajamento dos perfis e o crescimento no número de seguidores. Entre os perfis no Instagram dos presidenciáveis, Ciro Gomes (PDT) é o que mais realizou postagens no período: 362. No entanto, a maior quantidade de postagens não aumentou o engajamento, e Ciro tem a menor taxa entre os pré-candidatos, apenas 1,1%. No oposto do espectro, está Felipe D'Ávila (Novo), que fez 66 posts e teve 3,8% de engajamento. O ex-presidente Lula (PT) publicou 141 posts e alcançou um engajamento de 3,7%; enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 151 posts e 1,9% de engajamento. [caption id="attachment_537757" align="aligncenter" width="643"]redes sociais Engajamento dos presidenciáveis no Instagram no primeiro trimestre de 2022. Foto: IBPAD[/caption] Apesar do segundo pior engajamento, Bolsonaro lidera com folga o número de seguidores no Instagram: mais de 19,5 milhões de perfis. Em segundo lugar está o ex-presidente Lula, com 4,4 milhões de seguidores. No entanto, no período analisado, o ex-presidente ganhou 561,4 mil seguidores na rede social, enquanto o atual chefe do Executivo conquistou 456,5 mil novos perfis. [caption id="attachment_537755" align="aligncenter" width="1072"] Crescimento no número de seguidores dos presidenciáveis no Instagram no primeiro trimestre de 2022. Foto: IBPAD[/caption] No TikTok, apenas três presidenciáveis possuem presença: Jair Bolsonaro, André Janones e Ciro Gomes. O primeiro deles segue disparado em número de seguidores, com 1,3 milhão. Janones tem 150 mil e Ciro contabiliza 83,5 mil. O monitoramento das redes sociais permite analisar os desdobramentos da estratégia digital da campanha e realizar ajustes quando necessários, promovendo uma maior otimização do trabalho realizado. Pessoas que trabalham com marketing político e/ou querem contratar, acompanhar e trabalhar com o monitoramento de redes sociais antes, durante e após as eleições de 2022, podem se inscrever no workshop gratuito "Monitoramento Eleitoral" do IBPAD. O IBPAD é um centro de inovação em ciência de dados com foco nas áreas de comunicação e política. O instituto tem mais de seis anos e conta com mais de 10 mil alunos. Os cursos são focados em abordar dados disponíveis e criar estratégias de otimização de desempenho nas mais diversas áreas de aplicação. "Analisar, desde já, o cenário que se forma para as eleições de 2022 é muito importante. O pleito deste ano promete ser um dos mais difíceis. Os dados monitorados nas diversas redes sociais ajudam a compor o diagnóstico e auxiliam na definição e calibre das estratégias", afirma Jaqueline Buckstegge, cientista política e sócia-diretora do IBPAD. O workshop será ministrado por Rebeca Garcia, formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, Rebeca é gerente de performance na Street Mídia, onde trabalha com análise de dados focada em mídia. Rebeca também já atuou como supervisora de performance no Núcleo de Mídia da Caixa e analista de audiência no Correio Braziliense. Segundo a analista, aprender a utilizar a ferramenta permitirá automatizar ao máximo os processos "burocráticos" da coleta de dados. "Assim, será possível alocar o esforço da equipe no olhar sobre o crescimento da base de fãs, engajamento versus esforço de produção de conteúdo do candidato, dos seus adversários e do contexto", ressalta. Para lidar com plataformas que mudam constantemente nos assuntos pautados e na maneira como entregam o conteúdo ao usuário, é necessário ficar atento aos resultados e métricas o tempo todo. "As equipes que já conseguirem se ater aos detalhes logo de início, podem sair na frente e entender as mudanças que ocorrerem ao longo do período de campanha", destaca Jaqueline Buckstegge O workshop é composto por nove aulas objetivas e tem carga total de uma hora. O conteúdo ficará disponível por um ano e os participantes receberão um certificado do IBPAD ao concluírem todas as atividades.  Para se inscrever e saber mais sobre o workshop, acesse o site do instituto.
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