Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
Informativo no ar!
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Artigos >
  3. Bolsonaro diz que demitiu funcionários do Iphan que interditaram obra ... | Congresso em Foco
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "ARTIGO_LEITURA", "assettype": "AR", "articlekey": 12927, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Artigos_cima\",\"assettype\":\"AR\",\"articlekey\":12927}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

GOVERNO

Bolsonaro diz que demitiu funcionários do Iphan que interditaram obra da Havan

Bolsonaro falava sobre uma obra em RS, em 2019. Foram encontrados materiais de interesse arqueológico no local durante a escavação do solo.

Melissa Fernandez

Melissa Fernandez

16/12/2021 | Atualizado às 10:30

A-A+
COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Segundo o documento, Luciano Hang seria um dos financiadores do

Segundo o documento, Luciano Hang seria um dos financiadores do "Gabinete do Ódio". Foto: Reprodução/Twitter @jairbolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na quarta-feira (15) que demitiu funcionários do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) depois que a Havan, empresa do bolsonarista Luciano Hang, teve a construção de uma unidade interditada pelo órgão. A fala de Bolsonaro ocorreu durante o Fórum Moderniza Brasil, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), e repercutiu nas redes. Bolsonaro foi convidado para falar aos empresários presentes sobre as mudanças implantadas ao longo de seu mandato que beneficiam a classe. "Tomei conhecimento que uma obra de uma pessoa conhecida, o Luciano Hang, estava fazendo mais uma loja, e apareceu um pedaço de azulejo nas escavações. Chegou o Iphan e interditou a obra. Liguei para o ministro da pasta e [perguntei]: que trem é esse? Porque não sou inteligente como meus ministros. O que é Iphan, com PH? Explicaram para mim, tomei conhecimento, ripei todo mundo do Iphan. Botei outro cara lá", disse Bolsonaro. O chefe do Planalto falava sobre uma obra em andamento na cidade do Rio Grande do Sul, em 2019. À época, foram encontrados materiais de interesse arqueológico no local durante a escavação do solo, e o Iphan foi acionado. Bolsonaro afirmou que o órgão tem um poder de barganha "extraordinário" e insinuou ainda que, após as demissões, os cargos vagos foram moedas de troca entre políticos. "O Iphan não dá mais dor de cabeça para a gente. E quando eu ripei o cara do Iphan o que teve, me desculpa aqui prezado Ciro [Nogueira, ministro da Casa Civil, que participava do evento] de político querendo uma indicação não estava no gibi. Daí eu vi realmente o que pode fazer o Iphan, tem um poder de barganha extraordinário. Vocês sabem o que acontece", disse. Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=KhuAPM8KQc8&feature=youtu.be Em nota, o órgão esclareceu que a Havan assinou o Termo de Compromisso do Empreendedor (TCE), ao qual a empresa se compromete a contratar profissional de arqueologia para o devido monitoramento dos trabalhos e interromper a obra em caso de achados de bens arqueológicos na área do empreendimento.

"Por meio deste documento, a empresa assumiu a responsabilidade de autolicenciar-se junto ao Iphan, o que significa suspender imediatamente as atividades caso fossem identificados sítios arqueológicos; comunicar a ocorrência de achados à superintendência estadual do Iphan; e responsabilizar-se pelos custos de gestão que possam advir da necessidade de resgate de material arqueológico", escreveu.

Leia a íntegra da nota:

A obra da empresa Havan, na cidade de Rio Grande (RS), foi suspensa conforme procedimentos estabelecidos pela Instrução Normativa nº 001/2015. O Iphan esclarece que a empresa recebeu a anuência do Instituto em relação à viabilidade do empreendimento e da execução da obra em maio de 2019, quando foi protocolada a Ficha de Caracterização de Atividade (FCA).

Para obter a licença, de acordo com a IN nº 001/2015, a empresa assinou o Termo de Compromisso do Empreendedor (TCE), a partir do qual o particular se compromete a contratar profissional de arqueologia para o devido monitoramento dos trabalhos e interromper a obra em caso de achados de bens arqueológicos na área do empreendimento. Assim, há uma responsabilidade compartilhada entre o Iphan e toda a sociedade na preservação de sítios de valor arqueológico, que compõem o Patrimônio Cultural do Brasil.

Por meio deste documento, a empresa assumiu a responsabilidade de autolicenciar-se junto ao Iphan, o que significa suspender imediatamente as atividades caso fossem identificados sítios arqueológicos; comunicar a ocorrência de achados à superintendência estadual do Iphan; e responsabilizar-se pelos custos de gestão que possam advir da necessidade de resgate de material arqueológico.

Tendo em vista a identificação de achados arqueológicos no local da obra, a referida construção foi interrompida pela empresa temporariamente. Cumprida a etapa de comunicação da ocorrência de achados à superintendência estadual do Iphan, a retomada parcial da obra, até o resgate do material arqueológico, foi autorizada.

Atualização (21/09/2020 às 15h15): Foi corrigida a informação de que o Iphan não embargou o empreendimento, uma vez que o Instituto delega ao particular a responsabilidade por paralisar a obra em caso de achado arqueológico; assim, o Iphan atua indiretamente na paralisação do empreendimento.

> Em deboche à CPI, Hang divulga promoção com imagem de depoimento  > Em provocação à CPI, Bolsonaro publica fotos confraternizando com Hang
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Fiesp Jair Bolsonaro Iphan Luciano Hang Havan

Temas

Governo Nota
ARTIGOS MAIS LIDOS
1

Luiz Alberto dos Santos

Os descontos indevidos dos aposentados e a responsabilidade do Estado

2

Renata Abreu

Educação a Distância: uma conquista que exige cautela

3

André Godoy e Marcelo Barbosa Saintive

Fundo de Desenvolvimento Regional terá papel central na Reforma Fiscal

4

Amarilis Costa

A CPI das Bets e o espetáculo da inocência branca

5

Gabriela Perfeito e Jessika Moreira

Mulheres na liderança é estratégia para o presente e futuro do Estado

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES