Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Artigos >
  3. Mercado e Congresso reagem à possível saída de Moro do governo | Congresso em Foco

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Mercado e Congresso reagem à possível saída de Moro do governo

23/4/2020 | Atualizado às 17:20

A-A+
COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Sergio Moro e Jair Bolsonaro, pivcôs no caso de interferência da PF no STF [fotografo]Marcos Corrêa/ABr[/fotografo]

Sergio Moro e Jair Bolsonaro, pivcôs no caso de interferência da PF no STF [fotografo]Marcos Corrêa/ABr[/fotografo]
Com a permanência do ministro da Justiça e Segurança Pública no governo Bolsonaro ainda considerada incerta, parlamentares alinhados a Sergio Moro subiram no Twitter a hashtag #FicaMoro. Em tuíte apagado minutos depois, a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) divulgou a hashtag e pediu: “Ministro @SF_Moro Por favor, fica!”. Em seguida, ela publicou outra mensagem afirmando que o ministro não deixará o cargo.

A mídia nos pregando uma peça mais uma vez.

A bolsa caiu com essas falácias. @SF_Moro não vai sair. — Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) April 23, 2020
As redes bolsonaristas pedem que o ministro não deixe o governo. Segundo a Folha de S.Paulo e O Antagonista, Moro pediu demissão por não concordar com a demissão do diretor-geral da PF, Maurício Valeixo. O presidente e o ministro se reuniram mais cedo no Palácio do Planalto. A assessoria de Moro, no entanto, não confirma que o ministro tenha feito o pedido. A PF também não confirmou a troca no comando da corporação. O tom entre muitos congressistas é crítico ao presidente Jair Bolsonaro. Para a ex-líder do governo no Congresso e atual líder do PSL na Câmara, Joice Hasselmann (SP), Bolsonaro tentou demitir o diretor-geral da Polícia Federal, mas voltou atrás. “A reação foi pesada e BOLSONARO AMARELOU. Moro é maior que Bolsonaro. Simples assim”, escreveu ela no Twitter. Um dos líderes do movimento “Muda Senado”, que defende a Lava Jato, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) também comentou as notícias. “O governo prometido por Bolsonaro acabou. O plano liberal de Guedes e o plano de combate à corrupção de Moro foram derrotados pela pandemia, rachadinhas e pelo casamento com o Centrão. Resta a ignorância boçal de Weintraub e Ernesto. E alguns generais tentando evitar o desastre”, escreveu ele, que é delegado da Polícia Civil de Sergipe.

O governo prometido por Bolsonaro acabou. O plano liberal de Guedes e o plano de combate à corrupção de Moro foram derrotados pela pandemia, rachadinhas e pelo casamento com o Centrão. Resta a ignorância boçal de Weintraub e Ernesto. E alguns generais tentando evitar o desastre.

— Senador Alessandro Vieira (@Sen_Alessandro) April 23, 2020
O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) disse estar acompanhando o desenrolar dos fatos. Ele disse que sua admiração por Sergio Moro cresceu ainda mais ao perceber que ele não aceita ser ministro a qualquer preço. “Um homem admirável que não cede nos seus princípios.”
Reações do mercado e da oposição
Logo após as primeiras notícias dando conta da saída de Moro do cargo, a Bolsa caiu 2%, a cerca de 79.000 pontos, e o dólar comercial, que já vinha em trajetória de alta, bateu em R$ 5,49. Mesmo sem qualquer confirmação sobre a eventual saída do ministro, alguns deputados da oposição comemoraram os rumores sobre a demissão de Moro. “O Governo com ou sem Moro é um desastre. O tal ministro já não tinha função ou talento algum para exercer a pasta. Se gabava de farelos, nunca elaborou grandes planos para o Brasil no que tange a Justiça. Saindo não fará a menor diferença mesmo. Um vaidoso egocêntrico sem legado”, disse a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). > Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país     
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Ministério da Justiça Jair Bolsonaro Sérgio Moro Joice Hasselmann Alessandro Vieira Muda Senado

Temas

Justiça Governo
ARTIGOS MAIS LIDOS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES