Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Colunas >
  3. A crise mal começou | Congresso em Foco

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News
LEIA TAMBÉM

Lydia Medeiros

Batalha no Congresso sem vencedores

Lydia Medeiros

Deu tudo errado para os Bolsonaro

Lydia Medeiros

Picolé de chuchu entra no cardápio do PT para 2026

Lydia Medeiros

Crise mostra que Tarcísio é refém eleitoral de Bolsonaro

Lydia Medeiros

Impasse político vai dominar a disputa de 2026

Trump x Brasil

A crise mal começou

Crise deflagrada por Trump atinge imagem de Bolsonaro e pressiona Lula por respostas rápidas à tensão comercial.

Lydia Medeiros

Lydia Medeiros

1/8/2025 14:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA COLUNA

O eleitor bolsonarista está mais preocupado com a crise do tarifaço do que o eleitor lulista, mostra pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira. Para 89% da população, a taxação imposta por Donald Trump sobre produtos de brasileiros exportados para os EUA vai prejudicar a economia. Esse índice sobe para 92% entre os que escolheram o ex-presidente nas eleições de 2022. E cai para 87% entre os eleitores petistas.

O dado indica que a pregação ideológica contra supostas injustiças que o ex-presidente estaria sofrendo na Justiça pode não ter fôlego quando a crise bater no bolso, ainda que 66% dos seus eleitores digam que Trump agiu corretamente ao tentar anular o julgamento de Bolsonaro - 28% condenam o americano. Entre os lulistas 82% discordam dos argumentos de Trump e 13% dizem que ele tem razão.

Há ampla concordância quanto ao potencial do tarifaço de afetar as finanças pessoais: sete em dez eleitores acham que vão sofrer consequências. É quase o mesmo percentual (72%) dos que defendem a negociação com o governo americano como caminho, não a retaliação, opção apoiada por apenas 15%.

Em meio ao tiroteio, a pesquisa confirma a frase do ex-assessor de Bill Clinton James Carville que se tornou um clichê - "é a economia, estúpido!" Se a crise derivar em desemprego e inflação, hipóteses muito prováveis, vai ficar difícil para os dois lados. Os bolsonaristas começam a ser confrontados com o fato de terem impingido a todo o país sacrifícios em nome de uma causa estritamente pessoal, a liberação do chefe do clã das acusações de crimes contra o regime democrático.

Crise do tarifaço vira dor de cabeça para Lula e Bolsonaro.

Crise do tarifaço vira dor de cabeça para Lula e Bolsonaro.Pedro Ladeira/Folhapress | Ricardo Stuckert/PR

Já o governo Lula, que ganhou a bandeira da soberania nacional para agitar, será cobrado por soluções econômicas para atenuar os efeitos das sanções de Trump. Na hora do aperto no orçamento doméstico, sabe-se que o governo é o "culpado de sempre", pouco importando a origem da crise.

A crise está só no começo e formata o cenário para a disputa presidencial de 2026. O PT discute as teses das suas diversas tendências para decidir o rumo. A corrente interna CNB (Construindo um Novo Brasil), ligada a Lula e que controla o partido, reconhece o peso das forças de direita na sociedade e, mais uma vez, aposta no presidente como sua grande arma eleitoral. Propõe "potencializar o carisma e a palavra" de Lula e sua presença "esclarecedora e entusiasmante" em todas as regiões.

O PL, carro-chefe da extrema direita, mostrou que está fechado com Bolsonaro e vai insistir na condenação da atuação do STF, sobretudo de Alexandre de Moraes, além de tentar transferir para Lula a culpa pelo ataque de Trump ao país. O presidente do partido, Valdemar Costa Neto, expulsou o deputado paulista Antonio Carlos Rodrigues depois que ele criticou Trump e chamou de "absurda" a aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes. Para Valdemar, atacar o americano é uma "ignorância". Essa fidelidade canina do PL a Bolsonaro e a Trump, contra os interesses nacionais, deverá ser cobrada na campanha do ano que vem.


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para [email protected].

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

trump Bolsonaro Lula
COLUNAS MAIS LIDAS
1

Justiça

Sentença judicial: outra vez a moeda podre do mercado

2

Xadrez geopolítico

A nova ordem geopolitica trumpista e seus reflexos para o Brasil

3

Saúde

Palpites sobre o SUS

4

Ataque à soberania

A dissimulação e a violência como armas da extrema-direita no Brasil

5

Emergência climática

Brasil na contramão do futuro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES