Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cultura de segurança? | Congresso em Foco

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News
LEIA TAMBÉM

Pedro Valls Feu Rosa

Direito criminal e prisão domiciliar

Pedro Valls Feu Rosa

Hora de usar a ciência contra a criminalidade

Pedro Valls Feu Rosa

O que aconteceu, Brasil?

Pedro Valls Feu Rosa

Vivemos o fim do mundo livre?

Pedro Valls Feu Rosa

A quantas anda a Justiça dos homens?

violência nas escolas

Cultura de segurança?

Um dos mais sérios problemas enfrentados pela humanidade é aquele, já histórico, das chacinas que periodicamente ocorrem em escolas.

Pedro Valls Feu Rosa

Pedro Valls Feu Rosa

18/4/2022 | Atualizado às 15:04

A-A+
COMPARTILHE ESTA COLUNA

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay
Um dos mais sérios problemas enfrentados pela humanidade é aquele, já histórico, das chacinas que periodicamente ocorrem em escolas. Trata-se de uma questão particularmente aguda nos EUA - porém, superior às fronteiras nacionais. Enfrentar este desafio é dever da civilização. Não faz muito tempo fiquei a meditar sobre um dos caminhos adotados, qual aquele da formação de uma “cultura de segurança”. Em diversas escolas dos EUA, por exemplo, incorporaram à rotina das crianças as revistas manuais e os detectores de metal. Assim, passaram a ser normais longas filas na entrada das escolas. O passo seguinte foi adotar como rotina a realização de treinamentos especiais por parte das crianças que nelas estudam. Elas aprendem a reagir corretamente diante de cada cenário provável. Entraram em cena, então, dentro desta cultura, mochilas e roupas à prova de bala. A criança aprende a ir para a escola como se lá a aguardasse um campo de batalha, eis a verdade. Por falar em guerra não nos esqueçamos dos professores. Por este mundo afora já começam a receber treinamento sobre o uso de armas - e muitos já podem portá-las ostensivamente em plena sala de aula. O que, ao fim do cabo, estamos ensinando às crianças? Será esta a solução do problema? Há coisa de uns três anos, aproveitando uma viagem de férias, fui assistir a um musical. Uma peça infantil. Seu título: João e Maria. Na plateia, quase que exclusivamente pimpolhos. A estória era conhecida, qual a do rapto de duas crianças por uma bruxa (no caso escolheu-se um bruxo). O final chocou-me: os dois infantes reagiram e mataram - sim, mataram - a facadas o bruxo. Foi este, ao som de fanfarra, o final apoteótico da peça - aplaudido vivamente pela plateia mirim. O que estamos a ensinar para a geração seguinte? Lanço agora um olhar aos videogames vendidos em qualquer esquina. Premiam quem matar mais, roubar mais, destruir mais e até estuprar mais. Estimulam do suicídio ao tráfico de drogas. O que estão a ensinar? Enquanto isso, segue firme a tal da “cultura de segurança”. De qual delas estaria a tratar? Daquela que busca identificar as causas de um problema e agir preventivamente? Ou da que, fruto da omissão mais vil, apenas oprime as pessoas sob o pretexto cínico de proporcionar uma ilusão denominada “sensação de segurança”?
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para [email protected].

Outros artigos do mesmo autor

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

violência estudantes segurança cultura de ódio

Temas

Educação Mundo Segurança Pública Colunistas Coluna
COLUNAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES