Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Pedro Valls Feu Rosa
Pedro Valls Feu Rosa
Pedro Valls Feu Rosa
Pedro Valls Feu Rosa
Pedro Valls Feu Rosa
26/8/2020 | Atualizado 10/10/2021 às 16:58
Autor da ideia, o magistrado inglês Robert Ringer ponderou sobre as vantagens que uma orientação jurídica preventiva traria para a economia e a sociedade em geral. Segundo argumentou, "milhões de pessoas não estão recebendo os benefícios a que tem direito. No longo prazo isto não apenas as prejudicará como custará à sociedade mais do que se tivessem tido acesso à ajuda de que necessitavam".
E concluiu: "Orientação legal e acesso à justiça é um direito humano - talvez o mais fundamental de todos, pois nenhum direito é real a menos que se tenha a capacidade de exercê-lo".
Medite, agora, sobre aqueles tantos que assinam contratos em branco. Que pensam equivaler um recibo a escritura de imóvel. Que são enganados enquanto consumidores. Que são iludidos e envilecidos pela administração pública. Que teriam suas vidas mudadas para melhor se tivessem à disposição uma orientação jurídica preventiva - afinal, sabemos todos que prevenir é melhor que remediar.
Contemplo, com olhos de ver, a realidade do povo brasileiro. E o vejo, tão perdido, a parafrasear Castro Alves exclamando "Direito, ó Direito, onde estás que não respondes? Em que mundo, em que estrela tu te escondes"?

Temas
Segurança pública
Política e diplomacia
Energia elétrica