Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Marcus Pestana
Marcus Pestana
Marcus Pestana
Marcus Pestana
Marcus Pestana
30/4/2018 | Atualizado 10/10/2021 às 16:26
[fotografo]Reprodução[/fotografo][/caption]Há muito não falo de saúde. E é urgente que os desafios do SUS sejam discutidos na campanha. No período do carnaval, a Comissão de Seguridade, Saúde e Família da Câmara realizou missão de intercâmbio em Portugal e Espanha. Os princípios constitucionais - universalidade e integralidade - são semelhantes. Mas as condições de financiamento e a explicitação clara da carteira de serviços oferecidos são bastante diferentes. O Brasil conta com 300 euros por habitante/ano, Portugal tem 900 euros e a Espanha em média 1.350 euros. Portanto, o subfinanciamento e a escassez são evidentes.
Ouso propor, a partir da experiência de oito anos à frente da saúde de Minas e das informações colhidas em Portugal e Espanha, uma agenda para o debate da saúde pública no Brasil.
Os candidatos deveriam se pronunciar e discutir: I) como aumentar a resolutividade da atenção primária a partir de uma melhor formação dos médicos de família; II) as mudanças do padrão de financiamento com novas fontes de recursos (DPVAT e renúncias fiscais, por exemplo) e a discussão do copagamento; III) a delimitação da carteira de serviços e do padrão de integralidade em contraponto à crescente judicialização da saúde; IV) a revisão do Pacto Federativo setorial com o clareamento das atribuições das três esferas de governo; V) a reorganização do mercado de trabalho na saúde, principalmente em relação ao profissional médico; VI) o uso intensivo de ferramentas tecnológicas na gestão do sistema e na regulação clínica e assistencial; VII) a revisão do modelo de controle social no SUS; VIII) o estabelecimento de um sistema eficiente e transparente de incorporação tecnológica.
Se ao final do processo eleitoral conseguirmos ter dos candidatos, longe da retórica populista e demagógica, compromissos em tornos desses temas, teremos avançado na reorganização do SUS.
Do mesmo autor:
<< Cinco crises à procura de uma saída << Dias que fazem a História
Tags
Temas
Política paulista
Energia
Economia e inovação