Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Luisa Marini
15/8/2018 | Atualizado às 17:19
Manifestantes espalham faixas, bandeiras e cartazes pedindo liberdade de Lula e criticando adversários do petista[fotografo]Luisa Marini / Congresso em Foco[/fotografo][/caption]Manuel Firmino de Araújo, militante do PT desde 86, também manifestou entusiasmo ao site. "Não vamos aceitar calados o que está acontecendo com o companheiro Lula. É uma covardia do Judiciário", protestou. "Para nós da militância é emocionante ver o ato de hoje."
Enquanto evolui a passeata, dois carros de som em frente ao Congresso são usados por parlamentares do PT e do PCdoB para discursos. Gritos ensaiados são entoados a todo o momento ("Lula presidente, não tem plano B"; "E se o povo se unir, o Sergio Moro vai cair", respondem os manifestantes).
Segundo a assessoria do PT, senadores, deputados e demais lideranças do partidos, vão fazer, após o protocolo do registro, um grande ato para pedir a participação de Lula nas eleições. Escolhido para encabeçar a chapa presidencial caso Lula seja impedido de ser candidato, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) está na manifestação e deve discursar logo mais, a exemplo da presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann.
Marcha
Os militantes estão em marcha desde a última sexta-feira (10) e vieram de diversos pontos do país, por meio das chamadas "colunas" do MST. Os primeiros grupos vieram do Centro-Oeste e da Região Amazônica; o segundo, do Sul e Sudeste; e o terceiro, da Região Nordeste.
Segundo o movimento, cinco mil pessoas já se reuniam em acampamento na capital federal ontem (terça, 14). A organização diz esperar 50 mil pessoas para participar do ato em defesa do registro da candidatura de Lula.
MST mobiliza milhares em Brasília e diz que Lula é "sequestrado da Justiça"
Tags
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
Relações exteriores
Senado dos EUA aprova projeto que derruba tarifa contra o Brasil