Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Celso de Mello lembra Alemanha e pede resistência a "abjeta ditadura"
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 23458, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":23458}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Celso de Mello lembra Alemanha e pede resistência a "abjeta ditadura"

Congresso em Foco

31/5/2020 | Atualizado às 14:10

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Celso de Mello, decano do STF [fotografo]Nelson Jr./STF[/fotografo]

Celso de Mello, decano do STF [fotografo]Nelson Jr./STF[/fotografo]
Ministro do Supremo Tribunal Federal desde 1989, o decano Celso de Mello enviou mensagem a colegas da corte (veja a íntegra mais abaixo), alertando para o risco de uma "intervenção militar, como pretendida por bolsonaristas e outras lideranças autocráticas que desprezam a liberdade e odeiam a democracia".
Segundo o ministro, isso nada mais é "senão a instauração, no Brasil, de uma desprezível e abjeta ditadura militar". No texto, Celso de Mello compara o momento vivido pelo Brasil com o da Alemanha de Adolf Hitler.
"Guardadas as devidas proporções, o 'ovo da serpente', à semelhança do que ocorreu na República de Weimar (1919-1933) parece estar prestes a eclodir no Brasil", afirma o ministro, que se aposentará este ano.
"É preciso resistir à destruição da ordem democrática, para evitar o que ocorreu na República de Weimar quando Hitler, após eleito pelo voto popular e posteriormente nomeado pelo presidente Paul von Hindenburg como chanceler da Alemanha, não hesitou em romper e em nulificar a progressista, democrática e inovadora Constituição de Weimar, impondo ao país um sistema totalitário de Poder", ressaltou.
Ao lado do ministro Alexandre de Moraes, Celso de Mello foi um dos principais alvos de manifestantes bolsonarisas neste domingo (31) em ato que contou com a presença do próprio presidente da República. O decano do Supremo é relator do inquérito contra Bolsonaro que apura se ele tentou interferir politicamente na Polícia Federal, conforme acusação do ex-ministro Sergio Moro. Veja abaixo a cópia da mensagem, revelada pelo jornalista Diego Escosteguy, do site Vortex:
"GUARDADAS as devidas proporções, O "OVO DA SERPENTE", à semelhança do que ocorreu na República de Weimar (1919-1933) , PARECE estar prestes a eclodir NO BRASIL ! É PRECISO RESISTIR À DESTRUIÇÃO DA ORDEM DEMOCRÁTICA, PARA EVITAR O QUE OCORREU NA REPÚBLICA DE WEIMAR QUANDO HITLER, após eleito por voto popular e posteriormente nomeado pelo Presidente Paul von Hindenburg , em 30/01/1933 , COMO CHANCELER (Primeiro Ministro) DA ALEMANHA ("REICHSKANZLER"), NÃO HESITOU EM ROMPER E EM NULIFICAR A PROGRESSISTA , DEMOCRÁTICA E INOVADORA CONSTITUIÇÃO DE WEIMAR, de 11/08/1919 , impondo ao País um sistema totalitário de poder viabilizado pela edição , em março de 1933 , da LEI (nazista) DE CONCESSÃO DE PLENOS PODERES (ou LEI HABILITANTE) que lhe permitiu legislar SEM a intervenção do Parlamento germânico!!!! "INTERVENÇÃO MILITAR", como pretendida por bolsonaristas e outras lideranças autocráticas que desprezam a liberdade e odeiam a democracia, NADA MAIS SIGNIFICA, na NOVILÍNGUA bolsonarista, SENÃO A INSTAURAÇÃO , no Brasil, DE UMA DESPREZÍVEL E ABJETA DITADURA MILITAR !!!!"
> Acesse de graça por 30 dias o melhor conteúdo jornalístico premium do país
 
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

STF ditadura ditadura militar democracia Jair Bolsonaro celso de mello Adolf Hitler intervenção militar Alexandre de Moraes Brasil

Temas

Justiça

LEIA MAIS

DEPUTADA CONDENADA

Carla Zambelli recorre no STF da condenação a dez anos de prisão

JUDICIÁRIO

Em depoimento, Mourão nega conhecimento da minuta do golpe

Justiça

Em audiência, Alexandre de Moraes ameaça prender ex-ministro

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

CÂMARA

Oposição quer derrubar decreto do governo sobre IOF

2

Justiça

Em audiência, Alexandre de Moraes ameaça prender ex-ministro

3

Vídeo

Polícia imobiliza homem-bomba que ameaçava explodir ministério

4

ECONOMIA

Após reação do mercado, governo revoga IOF sobre fundos no exterior

5

VÍDEO

"Quanto mais apanha, mais a mulher gosta", diz vereador em Capela (SE)

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES