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Congresso em Foco
7/3/2019 | Atualizado às 12:18
Mudanças estão sintonizados com as demandas da sociedade, diz Patrícia, coordenadora do projeto de reformulação do portal. Foto: Reboot[/caption]
Esta é a quinta versão do portal da Câmara, lançado em 1997. De acordo com a coordenadora do projeto de mudança, Patrícia Roedel, o principal objetivo é aproximar o cidadão comum das atividades da Casa. "Procuramos estabelecer uma navegação e uma linguagem mais simples, fazendo uso de recursos gráficos, e aumentar a transparência e a compreensão das informações", diz a jornalista.
Ela reconhece que a transparência não agrada a todos os políticos, mas ressalta que a sociedade não aceita retrocesso nessa área. "Claro que alguns deputados se incomodaram com o que classificam de excesso de transparência. Mas a Presidência e a alta administração da Casa não vão recuar. Estão sintonizados com as demandas da sociedade. Os tempos mudaram", observa Patrícia.
Entre outras novidades já apresentadas pelo portal estão a divulgação da agenda parlamentar e a possibilidade de editar, na própria página, vídeos dos discursos em plenário de cada parlamentar já minutos após o seu pronunciamento. As novas gravações estão sendo publicadas com legenda e tradução por meio de libras, a língua brasileira de sinais.
A reforma do portal da Câmara se dá após um ano de trabalho. Foram feitas 300 testes de usabilidade com cidadãos comuns e entrevistas em profundidade com usuários frequentes, inclusive jornalistas que cobrem as atividades da Casa.
Processo de reformulação
Segundo a Câmara, as mudanças foram definidas após várias fases de estudos e diagnósticos, que compreenderam debates internos sobre os problemas do portal anterior. O diagnóstico embasou, ainda, a organização do concurso que selecionou duas propostas de cidadãos como contribuição para a reformulação do portal.
Na nova versão o usuário poderá contar com recursos como enquetes opinativas, por meio das quais o cidadão poderá dizer o que gosta e o que discorda em uma proposta, dando subsídios reais ao relator; e ficha de tramitação intuitiva, que permite compreender melhor o processo legislativo e o caminho das propostas.
Foram criadas páginas temáticas, que reúnem notícias, transmissões ao vivo, propostas legislativas, estudos da consultoria, enquetes, comissões correlatas, agenda e legislação referentes ao tema. Outras páginas referem-se a conteúdos educativos, como "Entenda o Processo Legislativo" e "História e Arquivo".Tags
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