Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Semipresidencialismo reduziria "toma lá da cá", diz deputado autor de ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Semipresidencialismo reduziria "toma lá da cá", diz deputado autor de PEC

Congresso em Foco

19/7/2021 18:09

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Deputado Samuel Moreira (PSDB-SP)[fotografo] Najara Araujo/Câmara dos Deputados [/fotografo]

Deputado Samuel Moreira (PSDB-SP)[fotografo] Najara Araujo/Câmara dos Deputados [/fotografo]
Autor de proposta de emenda à Constituição (PEC) para instituir o semipresidencialismo, o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) afirmou ao Congresso em Foco não ter dúvidas de que o novo sistema diminuiria bastante qualquer tipo de "negociação que não seja transparente" entre o governo de o Congresso. A PEC foi proposta em agosto do ano passado e ganhou força nas últimas semanas. Moreira disse ter procurado o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que apresentou o texto aos líderes na semana passada e tem defendido o debate. O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected]. "A gente percebe o Brasil com crise constantemente, mais de 120 pedidos de impeachment, a figura agora até de 'superpedido' de impeachment. Todo esse processo é muito duro para o sistema presidencialista, especialmente para um povo que precisa de governança melhor, de um governo andando", avalia o autor da proposta. No texto, o presidente da República mantém parte dos poderes e indica um primeiro-ministro, que precisará do aval do Congresso para assumir. Os ministros de Estado também seriam subordinados ao primeiro-ministro. O tucano afirma que, no atual modelo, constrói-se um "semipresidencialismo no varejo", com o governo tendo que manter sua base de apoio a todo custo. Moreira critica, por exemplo, o fato de não ser oficializado exatamente qual é essa base. "Quais os partidos que estão na base? Quem é a maioria? Ninguém sabe", disse. Pelo novo sistema, essa maioria será formalizada, com a identificação de todos os parlamentares e partidos governistas. O deputado defende não haver necessidade de atropelo no debate do tema. A PEC ainda não tem as 171 assinaturas necessárias para começar a tramitar. Porém, o autor afirma que tem se dedicado principalmente a explicar o teor da proposta, do que pedir assinaturas em si. "A assinatura não significa necessariamente apoio ao mérito", afirma. Leia a íntegra da PEC: > Marcelo Ramos pede a Lira acesso aos pedidos de impeachment contra Bolsonaro > Lira: PEC do semipresidencialismo deve avançar na Câmara contra "instabilidade"
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS
 
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições Câmara Bolsonaro PSDB presidencialismo PEC legislativo constituição arthur lira Centrão emenda reforma semipresidencialismo relator briga Samuel Moreira autor

Temas

Congresso

LEIA MAIS

SABATINAS

Senado aprova indicações para tribunais superiores, Ancine e CNMP

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Lindbergh pede cassação de Eduardo Bolsonaro por "abandono de cargo"

EXTRADIÇÃO

Zambelli passa mal em audiência e julgamento na Itália é adiado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca

2

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

3

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

4

Tributação Financeira

Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado

5

Revisão

Haddad diz estar aberto a flexibilizar mudanças no seguro-defeso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES