Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. De 69 consultas no TSE, 11 são sobre verticalização

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

De 69 consultas no TSE, 11 são sobre verticalização

Congresso em Foco

8/6/2006 12:02

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quinta-feira um balanço de consultas que aguardam julgamento este ano. De 69 consultas que aguardam julgamento, 11 dizem respeito a dúvidas sobre a aplicação da regra da verticalização nas eleições de outubro.

O assunto foi tratado pelo TSE nesta terça-feira (6), no julgamento da Consulta 1225, formulada pelo PL. Por seis votos a um, o Plenário decidiu que nenhum partido pode fazer, no plano estadual, coligação diferente da que houver sido feita no plano nacional. A regra é válida mesmo que o partido não tenha lançado candidato à Presidência da República.

O entendimento da corte foi duramente criticado por lideranças partidárias ontem, e levou o presidente da corte, ministro Marco Aurélio Mello, a afirmar, em entrevista ao Jornal da Globo, que iria estudar o assunto e poderia reconsiderar a decisão tomada pelo TSE.

Nas sete novas consultas protocoladas nesta quarta-feira (7), são pedidos esclarecimentos ao TSE quanto ao grau de liberdade para firmarem coligações partidárias nos estados, com partidos que tenham ou não candidato à Presidência da República.

Os autores das sete novas consultas são: o diretório nacional do PL, o diretório nacional do PFL (autor de três CTAs), o diretório nacional do PSDB, e os deputados federais Miro Teixeira (PDT-RJ), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Vadão Gomes (PP-SP).

De acordo com o Código Eleitoral (Lei 4.737/65) - artigo 23, inciso XII - compete ao TSE, privativamente, responder às Consultas que lhe forem feitas em tese por autoridade com jurisdição federal ou órgão nacional de partido político. O prazo para o ajuizamento das Consultas vence no próximo dia 10 de junho, quando começam as convenções nacionais para definição dos candidatos e das coligações partidárias.

Minirreforma eleitoral

Do dia 24 de maio até hoje, foram protocoladas 23 Consultas sobre a aplicação das novas regras introduzidas pela minirreforma eleitoral (Lei 11.300/06) no pleito de outubro próximo. Os consulentes fazem questionamentos sobre a possibilidade de fazerem propaganda em faixas nos sinais de trânsito, de participarem de cultos religiosos, de exibirem vídeos em telões nos comícios e até de fabricarem 'porta-tíulos' para distribuir aos eleitores.

No dia 23 do mês passado, o Plenário do TSE analisou as novas regras eleitorais e decidiu manter, para as eleições de outubro, a proibição de showmícios, a distribuição de brindes e as propagandas em outdoors. Os candidatos também ficam obrigados a prestar contas das campanhas eleitorais pela internet

De 1º de janeiro até às 19h25 de ontem, foram protocoladas 105 consultas no tribunal, todas relacionadas a situações hipotéticas com base na legislação eleitoral. Desse total, 19 foram respondidas e 17 arquivadas.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Encerrada ordem do dia na Câmara

Justiça bloqueia contas de Delúbio, Genoino e PT

Advogados ligados ao PCC podem ter sigilos quebrados

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem

2

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

3

PEC da Blindagem

Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem

4

PESQUISA QUAEST

Eleições: Lula lidera todos os cenários; 76% querem Bolsonaro fora

5

PEC da blindagem

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES