Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/7/2008 18:02
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em exercício, o ministro Joaquim Barbosa, determinou nesta sexta-feira (11) o cumprimento imediato da cassação de mandato do prefeito de Curionópolis (PA), Sebastião Curió (PMDB).
Eleito em 2004, Curió foi cassado em 2006, mas manteve-se no cargo por meio de liminar. Em março deste ano, o TSE expediu outro mandato de cassação que até então não foi cumprido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).
O coronel Sebastião Curió é conhecido por sua atuação na repressão à Guerrilha da Araguaia, onde foi agente do Serviço Nacional de Informações (SNI) e ajudou a capturar guerrilheiros. Depois de combater na guerrilha, Curió se tornou interventor no garimpo de Serra Pelada, região em que futuramente fundaria a cidade de Curionópolis, do qual é prefeito.
O pedido do TSE desta sexta-feira foi feito pela coligação A Liberdade e o Progresso estão de volta. Curió é cassado por compra de votos na campanha de 2004 e abuso de poder econômico. Pelo entendimento do TSE, não há mais razões que impeçam que o mandato de cassação seja cumprido.
De acordo com o ministro Joaquim Barbosa, com o esgotamento de todos os recursos possíveis e com a proximidade das eleições municipais deste ano, o pedido deve ser atendido imediatamente. (Renata Camargo)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira