Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara aprova Programa de Atenção e Orientação às Mães Atípicas

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PLENÁRIO DA CÂMARA

Câmara aprova Programa de Atenção e Orientação às Mães Atípicas

Proposta prevê atendimento prioritário no SUS e suporte psicológico para mães de crianças com deficiência, transtornos ou doenças raras.

Congresso em Foco

11/3/2025 17:45

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (11), o projeto de lei 3124/2023, que cria o Programa de Atenção e Orientação às Mães Atípicas. A proposta, de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), recebeu apoio unânime em votação simbólica e agora segue para análise do Senado.

O texto estabelece diretrizes, estratégias e ações para oferecer suporte às mães atípicas, termo usado para designar mulheres responsáveis pelo cuidado de filhos com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento ou doenças raras. O programa prevê acompanhamento psicológico e terapêutico, apoio assistencial e a criação de Centros Especializados de Proteção Especial às Mães Atípicas.

A relatora, Simone Marquetto, destacou que há uma lacuna no aparato público de apoio às mães de crianças com deficiências.

A relatora, Simone Marquetto, destacou que há uma lacuna no aparato público de apoio às mães de crianças com deficiências.Mário Agra/Câmara dos Deputados

A justificativa do projeto ressalta que "a maternidade por si só já é difícil, agora, quando se trata de maternidade atípica, essa dificuldade é potencializada". O documento cita estudo do Instituto Baresi que aponta que "78% dos pais abandonaram as mães de crianças com deficiências e doenças raras antes que os filhos completassem cinco anos". Outra pesquisa, publicada no Journal of Autism and Developmental Disorders, indicou que "o nível de estresse em mães de pessoas com autismo assemelha-se ao estresse crônico apresentado por soldados combatentes de guerra", reforçando a necessidade de instrumentos públicos de apoio.

O parecer da relatora, deputada Simone Marquetto (MDB-SP), destacou que "o projeto busca suprir uma lacuna nas políticas públicas ao propor suporte integral a essas mulheres, que, em sua maioria, renunciam às suas vidas profissionais e sociais para se dedicarem aos cuidados dos filhos". A deputada apontou ainda que "o projeto fortalece a rede de proteção existente, facilitando o acesso a serviços como acompanhamento psicossocial, orientação sobre benefícios assistenciais e encaminhamento para programas de apoio familiar".

Dentre as medidas previstas, o texto estabelece a prioridade de atendimento psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS) e a inclusão das mães atípicas como público prioritário na Política Nacional de Cuidados. O projeto também propõe a implantação de serviços de suporte domiciliar e centros de acolhimento para situações de ausência dos vínculos familiares.

Com a aprovação na Câmara, a proposta segue para o Senado.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Pompeo de Mattos câmara dos deputados projeto de lei

Temas

Saúde Congresso

LEIA MAIS

CRISE ENTRE PODERES

Coordenador do Prerrogativas: Congresso tenta impor parlamentarismo

CRISE DO IOF

AGU recebe pareceres que reforçam legalidade de decretos sobre o IOF

REFORMA ADMINISTRATIVA

Pedro Paulo: efeito fiscal da reforma administrativa é no longo prazo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SABONETES E PERFUMES

Lula sanciona lei que dispensa registro de cosméticos artesanais

2

Prêmio Congresso em Foco

Veja quem lidera a primeira parcial do Prêmio Congresso em Foco 2025

3

SEGURANÇA PÚBLICA

PF publica requisitos para porte de armas por guardas municipais

4

Governo

Lula assina decreto para reduzir agrotóxicos na agricultura

5

JUSTIÇA

Mendonça diz que STF tomou espaço do Congresso ao decidir sobre redes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES