Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Legislação
Congresso em Foco
14/4/2025 13:46
Com o objetivo de aliviar a carga tributária sobre motoristas que enfrentam a recuperação de veículos danificados, a Câmara dos Deputados analisa o projeto de lei complementar 10/2025, que propõe a redução do IPVA nesses casos. A proposta é que estados e o Distrito Federal apliquem redutores na alíquota do imposto para veículos acidentados, desde que haja possibilidade de recuperação.
A proposta estabelece que o desconto será válido para automóveis com registro de sinistro recuperável nos órgãos de trânsito e que estejam em situação regular. O percentual de redução deverá refletir a desvalorização de mercado, em comparação com um modelo idêntico sem histórico de acidentes.
Caberá aos governos estaduais e ao DF definir, por regulamentação própria, os critérios de cálculo e os trâmites administrativos para a concessão do benefício.
Autor da proposta, o deputado Coronel Meira (PL-PE) afirma que veículos com histórico de colisões ou incêndios sofrem grande perda de valor e enfrentam dificuldades na revenda e na contratação de seguros. "Os proprietários ficam submetidos a um ônus excessivo", argumenta o parlamentar.
A tramitação do projeto envolve as comissões de Viação e Transportes; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, o texto ainda precisa passar pelo Plenário da Câmara e, depois, pelo Senado.
LEIA MAIS
Combate ao Desperdício
Câmara aprova política nacional de combate ao desperdício de alimentos
Regulamentação Digital
Câmara ouve acadêmicos em discussão sobre serviços por aplicativos
Câmara dos Deputados
Audiência pública discute autonomia da perícia criminal federal
RELAÇÕES EXTERIORES
Após condenação de Bolsonaro, Eduardo defende invasão dos EUA
Julgamento do Golpe
Internet reage com memes à condenação histórica de Bolsonaro
Julgamento do Golpe
Conselheiro de Trump ataca STF e Moraes após condenação de Bolsonaro