Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
SAÚDE
Congresso em Foco
23/4/2025 10:54
Durante audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na noite desta terça-feira (22), a deputada federal Adriana Accorsi (PT-GO) propôs a inclusão da vacina contra o herpes-zóster no Sistema Único de Saúde (SUS). A resposta do ministro foi positiva: segundo ele, a incorporação do imunizante à rede pública está entre as prioridades da pasta.
"Pode ter certeza, que é uma prioridade nossa, enquanto ministro da Saúde, que essa vacina possa estar no Sistema Único de Saúde. A gente pode fazer grandes campanhas de vacinação para as pessoas que têm indicação de receber essa vacina. Pode contar conosco", afirmou Padilha durante a reunião.
O pedido da deputada se baseia em experiência pessoal. Ela relatou ter sido diagnosticada com a infecção no mês passado, quando ficou internada por cinco dias em Goiânia. "Fui acometida por essa doença no último mês e senti na pele seus efeitos dor intensa, lesões na pele e riscos de sequelas graves como cegueira, surdez, paralisia cerebral e muitos outros sofrimentos, especialmente para pessoas acima dos 50 anos", comentou.
O que é o herpes-zóster
A doença é causada pelo vírus varicela-zóster, o mesmo da catapora, que pode permanecer adormecido no organismo e se reativar anos depois. Os sintomas incluem dor intensa, bolhas na pele e, em casos graves, sequelas neurológicas.
Pessoas com mais de 50 anos, imunossuprimidas ou sob estresse elevado têm maior risco de desenvolver a infecção. A vacina, disponível apenas em clínicas particulares, pode reduzir a ocorrência da doença e de complicações como a neuralgia pós-herpética dor crônica que persiste após a fase aguda.
Estudos indicam que os casos aumentaram 35% após a pandemia de Covid-19. Entre 2019 e 2023, o Brasil registrou uma média de 70 mil novos diagnósticos por ano.
Temas
LEIA MAIS
SUCESSÃO DE FRANCISCO
Quem são os 135 cardeais que vão eleger (e podem ser) o novo papa
O ÚLTIMO PEDIDO
Reforma Tributária
Entidades do Fisco criticam indicação de SP para comitê gestor do IBS