Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Legislação Agrícola
Congresso em Foco
25/4/2025 15:10
A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 1284/2019, que altera as normas para definição dos preços mínimos de produtos agrícolas. O texto estabelece que o Conselho Monetário Nacional (CMN) deverá fixar os preços mínimos em valores não inferiores ao custo operacional de produção.
Atualmente, o decreto-lei 79/1966 orienta que o CMN considere fatores internos e externos de mercado, além dos custos de produção.
A proposta é de autoria do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) e teve parecer favorável do relator, deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS).
De acordo com o projeto, o custo operacional incluirá despesas de produção e a depreciação anual de máquinas, equipamentos e benfeitorias, seguindo critérios da Receita Federal. "A fixação de preços mínimos adequados é essencial para assegurar a sustentabilidade econômica dos produtores rurais", afirmou Nogueira.
Heinze destacou que a medida beneficia especialmente a agricultura familiar. "O mérito é atingir, principalmente, a agricultura familiar", disse o senador.
O projeto será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será votado no Plenário da Câmara. Para virar lei, precisa ser aprovado sem mudanças.
LEIA MAIS
Segurança Digital
Nova regra de cibersegurança em órgãos públicos avança na Câmara
Câmara dos Deputados
Comissão aprova retorno imediato de preso que descumprir saidinha
Pauta alternativa
Ensaio fotográfico
Prefeito posa de cueca em ensaio inspirado em "50 Tons de Cinza"