Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
JUDICIÁRIO
Congresso em Foco
20/5/2025 14:53
A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma na tarde desta terça-feira (20) o julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra 12 acusados de envolvimento na suposta tentativa de golpe de Estado orquestrada por membros do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022. A audiência havia começado pela manhã.
Os acusados formam o chamado "Núcleo 3" da denúncia, composto por militares da ativa e da reserva do Exército, além de um agente da Polícia Federal que teriam tentado impedir a posse do presidente Lula. A decisão do colegiado não será de mérito, mas sim de provimento ou não da ação penal.
Acompanhe o julgamento:
Pela manhã, a PGR havia reiterado sua acusação, seguida pelo contraponto dos defensores. Os advogados, em resposta, concentraram suas estratégias em desmontar a acusação de tentativa de golpe, afirmando que a reunião de novembro de 2022, na qual a procuradoria afirma ter sido orquestrado o assassinato do presidente Lula e do vice Geraldo Alckmin, não teve caráter conspiratório, mas sim informal e sem propósito subversivo.
Argumentaram também que não houve pressão sobre o Alto Comando do Exército, pois seria incoerente hierarquicamente que coronéis influenciassem generais. Também atacaram a legalidade da delação do tenente-coronel Mauro Cid, considerada peça-chave da acusação, e questionaram a jurisdição do STF no caso, já que os réus não possuem foro privilegiado.
Os denunciados respondem por cinco crimes: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Os 12 denunciados são:
-Bernardo Romão Correa Netto, coronel
-Cleverson Ney Magalhães, coronel da reserva
-Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, general da reserva
-Fabrício Moreira de Bastos, coronel
-Hélio Ferreira Lima, tenente-coronel
-Márcio Nunes de Resende Júnior, coronel
-Nilton Diniz Rodrigues, general
-Rafael Martins de Oliveira, tenente-coronel
-Rodrigo Bezerra de Azevedo, tenente-coronel
-Ronald Ferreira de Araújo Júnior, tenente-coronel
-Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros, tenente-coronel
-Wladimir Matos Soares, agente da Polícia Federal
Tags
Temas
LEIA MAIS
Lei do Estagiário
Erika Hilton apresenta projeto que amplia direito para estagiários
RELAÇÕES EXTERIORES
Luizianne Lins rejeita termo de deportação acelerada em Israel