Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara aprova campanha de uso consciente da tecnologia digital

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Uso de telas

Câmara aprova campanha de uso consciente da tecnologia digital

A Campanha Nacional de Utilização Consciente da Tecnologia Digital visa promover ações de conscientização sobre os impactos do uso excessivo de tecnologias digitais, especialmente entre crianças e adolescentes.

Congresso em Foco

28/5/2025 | Atualizado às 20:34

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (28) o projeto de lei 3.224/2024, de autoria do deputado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), que institui a Campanha Nacional de Utilização Consciente da Tecnologia Digital. A proposta visa promover ações de conscientização sobre os impactos do uso excessivo de tecnologias digitais, especialmente entre crianças e adolescentes. O texto vai ao Senado.

Plenário da Câmara.

Plenário da Câmara.Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A campanha será realizada anualmente, no mês de abril, em todo o território nacional. Estão previstas atividades educativas em escolas, unidades de saúde, veículos de comunicação e instituições voltadas à proteção infantojuvenil, com foco na saúde mental, física e emocional.

"A tecnologia digital revolucionou a forma como vivemos, mas é preciso reconhecer os riscos de seu uso excessivo, especialmente para as crianças. Nosso objetivo é fomentar um debate nacional e promover ações que ajudem famílias e instituições a adotarem práticas mais saudáveis", justificou Dorinaldo Malafaia.

O projeto altera o Código de Defesa do Consumidor para estabelecer que aplicações de internet e dispositivos eletrônicos destinados predominantemente ao consumo de conteúdos audiovisuais ou ao acesso a aplicações de internet deverão conter advertências explícitas sobre os riscos do uso excessivo. A exigência também se estende à publicidade de produtos como smartphones, videogames, tablets e computadores, que deverão incluir mensagens de alerta em campanhas publicitárias, embalagens e materiais promocionais.

Conforme o substitutivo apresentado pela relatora Duda Salabert (PDT-MG), "as ações e atividades de conscientização nas instituições de ensino, de saúde, de comunicação e de proteção à criança e ao adolescente serão realizadas por órgão competente do Poder Executivo". O objetivo é disseminar informações sobre o uso responsável e moderado da tecnologia digital e os riscos potenciais do seu uso excessivo na saúde.

Para a relatora do projeto, a medida é uma resposta urgente aos impactos comprovados do uso abusivo da tecnologia. "Precisamos proteger nossos jovens e crianças dos malefícios da tecnologia. Não se trata de condenar o uso da tecnologia, mas de garantir a maximização dos benefícios e a redução dos prejuízos".

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

tecnologia digital Duda Salabert câmara dos deputados

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Guerra comercial

Tarifa dos EUA é praticamente embargo comercial, afirma Julio Lopes

CÂMARA DOS DEPUTADOS

"Escalada autoritária", diz oposição sobre decisão contra Bolsonaro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Hugo Motta lança programa na Câmara para ouvir as 5 regiões do país

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REDES

Operação da PF contra Bolsonaro gera enxurrada de memes; veja

2

Impeachment

Senadores pedem impeachment da ministra Cármen Lúcia

3

Operação da PF

Saiba o que a PF encontrou na casa de Bolsonaro

4

Câmara dos Deputados

Isenção do IR: deputados do PL tentaram tirar imposto para renda alta

5

Memes

Internet ironiza investigação dos EUA contra o Brasil com memes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES