Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
RETRATAÇÃO
Congresso em Foco
13/6/2025 16:54
O general da reserva e ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira divulgou uma carta aberta nesta sexta-feira (13) para pedir perdão ao advogado Andrew Fernandes Farias, após um episódio de constrangimento protagonizado por ele durante audiência no Supremo Tribunal Federal (STF).
No depoimento da última terça-feira (10), transmitido ao vivo, Nogueira se irritou com uma pergunta de Farias sobre a reunião ministerial de dezembro de 2022, interrompendo-o: "Vai perguntar sobre a reunião, cara?".
 
 
No mesmo interrogatório, Nogueira reiterou a insatisfação: "Você não combinou comigo, mas tudo bem", e ainda rebateu: "Andrew, eu já respondi tudo isso ao nobre presidente Alexandre de Moraes. Certo. Ok?". O incidente gerou incômodos entre os advogados dos demais réus da ação penal, que enxergaram as falas do general como grosseiras.
Diante da repercussão negativa, o general divulgou uma nota pública afirmando que o advogado e sua equipe o prepararam com profissionalismo para o depoimento. "Desde fevereiro de 2024, o Dr. Andrew e sua equipe têm sido extremamente competentes e dedicados, mostrando-se excelentes profissionais", escreveu.
Na carta, Nogueira reconhece os excessos e se retrata: "As falas que fiz em alguns momentos não foram apropriadas". Ele também agradece à equipe jurídica pela condução da sua defesa: "Apresento minhas escusas ao Dr. Andrew e manifesto a elevada estima e o agradecimento a toda a sua equipe pelo proficiente trabalho, cuja excelência tem fortalecido a confiança na solidez da minha defesa".
Veja a íntegra da carta:
"CARTA ABERTA
Acerca das minhas falas ao meu advogado, Dr. Andrew Fernandes Farias, por ocasião do meu depoimento em audiência de instrução processual, no Supremo Tribunal Federal, em 10/06/2025, esclareço o que se segue.
1. O Dr. Andrew e sua equipe me prepararam extensa e acuradamente para o depoimento, elencando as perguntas a serem feitas pela defesa e os pontos a serem por mim ressaltados.
2. Desde fevereiro de 2024, o Dr. Andrew e sua equipe têm sido extremamente competentes e dedicados, mostrando-se excelentes profissionais.
3. Portanto, as falas que fiz em alguns momentos não foram apropriadas.
4. Por fim, apresento minhas escusas ao Dr. Andrew e manifesto a elevada estima e o agradecimento a toda a sua equipe pelo proficiente trabalho, cuja excelência tem fortalecido a confiança na solidez da minha defesa.
Brasília, 13 de junho de 2025
PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA"
Temas
Câmara dos Deputados
Comissão debate isenção de registro para professor de educação física
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas