Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Câmara dos Deputados
Congresso em Foco
30/7/2025 11:30
A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) apresentou nesta terça-feira (29) um requerimento à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados solicitando a aprovação de uma moção de aplauso ao deputado italiano Angelo Bonelli. A iniciativa reconhece publicamente a atuação de Bonelli na colaboração com as autoridades italianas para a prisão de Carla Zambelli (PL-SP), foragida da Justiça brasileira.
Segundo o requerimento, Bonelli teria identificado a presença de Zambelli em um apartamento em Roma e informado diretamente o endereço à polícia italiana, o que teria viabilizado a detenção da parlamentar. A ação, de acordo com Duda, "demonstrou compromisso com a cooperação internacional para a cooptação da impunidade" e "reforçou o vínculo institucional entre democracias comprometidas com o Estado de Direito".
"A ação direta do deputado Bonelli viabilizou a identificação, a abordagem e a detenção da foragida", afirma Duda Salabert no texto do requerimento. "Manifesta-se o mais profundo reconhecimento [...] que agiu com firmeza, ética e transparência, contribuindo de forma decisiva para que a Justiça brasileira avançasse no cumprimento da lei e garantisse a soberania do país".
Desde junho, Bonelli vinha cobrando do governo italiano, por meio de redes sociais e declarações públicas, o cumprimento do tratado de extradição firmado entre Brasil e Itália. Em postagem na rede X (antigo Twitter), ele afirmou que seria uma "vergonha pública" permitir que alguém se tornasse "intocável".
?? Justiça seja feita!
— Duda Salabert (@DudaSalabert) July 29, 2025
Acabo de protocolar na Comissão de Segurança Pública da Câmara uma moção de agradecimento ao deputado italiano @AngeloBonelli1 por ter denunciado a fugitiva e pistoleira Carla Zambelli.
O mundo precisa de gente mais preocupada com a democracia ????
A moção ainda será avaliada pela comissão da Câmara. Não há, até o momento, data definida para a deliberação.
Temas
LEIA MAIS
OSCAR DA POLÍTICA
Votação do Prêmio Congresso em Foco termina nesta quarta; participe