Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
MEI
Congresso em Foco
30/8/2025 19:00
Com o objetivo de ampliar o acesso ao regime simplificado, o projeto de lei 4202/2025, apresentado pelo deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), propõe elevar para R$ 120 mil o limite anual de receita bruta para enquadramento como microempreendedor individual (MEI). Atualmente, o teto está fixado em R$ 81 mil.
Segundo a justificativa do projeto, a mudança busca adequar a legislação à realidade econômica do país e ao aumento dos custos de vida e de operação dos pequenos negócios.
A proposta altera a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, que institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. A proposição defende que a atualização permitirá a inclusão de mais trabalhadores, reduzindo a informalidade.
"Com o novo teto, ampliamos as condições para que empreendedores individuais possam se manter regulares, recolhendo tributos e acessando benefícios previdenciários", destaca o texto apresentado.
O projeto de lei ainda precisa tramitar pelas comissões da Câmara antes de ser apreciada no Plenário. Caso seja aprovada, seguirá para o Senado.
Temas
LEIA MAIS
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos