Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Julgamento STF
Congresso em Foco
30/8/2025 17:00
O Supremo Tribunal Federal (STF) somou 3.357 inscrições de indivíduos interessados em assistir, presencialmente, ao julgamento do Núcleo 1 da Ação Penal (AP) 2668, responsável pela investigação da tentativa de golpe de Estado no Brasil. O processo de credenciamento foi aberto a todos os cidadãos.
Foram disponibilizadas 150 vagas para o público geral na sala de sessões da Segunda Turma do STF, situada no mesmo edifício onde o julgamento será realizado. Os inscritos serão distribuídos ao longo das oito sessões programadas, divididos entre período matutito e vespertino. Devido à limitação de espaço físico, serão atendidos os pedidos dos primeiros 1.200 cidadãos que efetuaram a inscrição.
Quem são os julgados?
O Núcleo 1 é composto por Alexandre Ramagem (deputado federal e ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência), Almir Garnier Santos (almirante e ex-comandante da Marinha), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Augusto Heleno (general da reserva e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional), Jair Bolsonaro (ex-presidente da República), Mauro Cid (tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro), Paulo Sérgio Nogueira (general e ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (general da reserva e ex-ministro da Casa Civil e da Defesa). O grupo responde por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e privacidade de patrimônio tombado.
Presença da imprensa:
Imprensa também poderá acompanhar o julgamento. No total, foram cadastrados 501 profissionais de imprensa do Brasil e de outros países, que têm 80 assentos, de acordo com a ordem de chegada.
As sessões estão agendadas para os seguintes dias: 2 de setembro (9h-19h), 3 de setembro (9h-12h), 9 de setembro (9h-19h), 10 de setembro (9h-12h) e 12 de setembro (9h-19h).
O público geral terá a oportunidade de acompanhar o julgamento em tempo real aqui no Congresso em Foco.
Tags
Temas
Regularização Fundiária
Câmara aprova prorrogação do prazo para regularizar imóveis rurais
MEMÓRIAS DA DITADURA
46 anos da Lei da Anistia: sessão do Congresso teve vaias e socos