Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Anistia
Congresso em Foco
4/9/2025 17:35
O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou nesta quinta-feira (4) que a oposição não aceitará um texto alternativo à proposta de anistia relacionada aos atos de 8 de janeiro que deixe de fora o ex-presidente Jair Bolsonaro. A declaração ocorre após movimentações do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), em torno de uma versão mais restrita do projeto.
Segundo parlamentares, Alcolumbre discute com aliados um texto que excluiria Bolsonaro e outros acusados de liderar a tentativa de golpe de Estado, prevendo anistia apenas para condenados pela participação direta nas manifestações. O objetivo seria evitar questionamentos no Supremo Tribunal Federal (STF) e reduzir o risco de o projeto ser considerado inconstitucional.
Sóstenes, porém, criticou a iniciativa. Para ele, cabe ao Senado apenas deliberar sobre o que for aprovado pela Câmara.
"O presidente do Senado, a atribuição dele é pautar, não é discutir texto. Quando votarmos na Câmara, o texto irá para lá. É papel de todo o Senado discutir se vai manter o texto da Câmara ou se vai ter alterações. Se tiver alterações, volta para a Casa originária, que é a Câmara", declarou.
O líder do PL defendeu que a anistia deve contemplar todos os envolvidos nos processos judiciais, incluindo Bolsonaro, e não se restringir aos já condenados pelos atos de 8 de janeiro. Segundo ele, "não dá para desassociar uma coisa de outra só para suspender alguns crimes".
A oposição articula para que a proposta seja apreciada na Câmara dos Deputados após o julgamento de Bolsonaro, cuja sentença está prevista para a próxima semana. A expectativa, segundo Sóstenes, é que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), paute o projeto a partir da semana do dia 15 de setembro.
LEIA MAIS
CÂMARA DOS DEPUTADOS
"Não há ainda nenhuma definição", diz Hugo Motta sobre anistia
MINISTROS SOB PRESSÃO
Congresso Nacional
Carlos Viana revela câncer; senador vai operar após fechar ano na CPMI
Violência política
Vereador é contido após avançar contra colega em Santa Maria (RS)