Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Congresso em Foco
4/9/2025 16:00
Em conversa com jornalistas nesta quinta-feira (4), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) negou a existência de acordo da oposição com a Mesa Diretora para incluir a anistia a réus por envolvimento nos ataques de 8 de janeiro de 2023 em pauta. O parlamentar afirma ainda estar deliberando sobre o tema junto aos líderes de diversos partidos.
"Nós estamos muito tranquilos com relação à discussão dessa pauta. Não há ainda nenhuma definição", disse o presidente. "Nós estamos ouvindo a todos. Estamos ouvindo os líderes que têm interesse e aqueles também que não têm interesse", completou.
Hugo Motta também afirmou não ver como algo novo a articulação do governador Tarcísio de Freitas, que compareceu em Brasília na terça-feira (2) para promover a bandeira da anistia junto aos líderes da Câmara. "O governador é um querido amigo, é do nosso partido e temos dialogado sempre, não tem nenhuma novidade com relação a isso. O governador tem um interesse que se paute a anistia, isso é público", afirmou.
A anistia aos acusados de envolvimento nos atos de 8 de janeiro ganhou força durante a viagem de Tarcísio a Brasília, que coincidiu com o início do julgamento de Jair Bolsonaro e demais réus do Núcleo 1 na ação penal do golpe, no STF. Ao final do dia, o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), anunciou ter obtido apoio do União Brasil, PP e Republicanos na consolidação de um acordo para que fosse votada, restando apenas a definição de uma data por parte de Hugo Motta.
Temas
Julgamento do Golpe
Bolsonaro pode ser condenado por lei sancionada por ele mesmo