Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CONSUMIDOR
Congresso em Foco
9/9/2025 12:00
Nesta quarta-feira (10), a Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados promove audiência pública com intuito de discutir a proteção do consumidor em relação à receptação de cargas que foram roubadas. O evento, que se inicia às 10 horas no plenário 11, foi solicitado pelo deputado Mauricio Neves (PP-SP).
O parlamentar enfatiza que o objetivo da audiência é abordar uma nova estratégia para combater o roubo de cargas no Brasil, problema que impacta não apenas os caminhoneiros e as empresas de transporte, mas também os consumidores, a ordem econômica, a concorrência justa e a formação de preços.
Conforme o deputado, o combate ao problema deve envolver o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), que abrange Procons, Ministério Público, Defensoria Pública, delegacias especializadas, juizados e organizações civis. "O que se busca agora é instrumentalizar o Estado com uma nova perspectiva, que não se limite apenas ao aumento das penas, mas que também vise proteger o consumidor em relação à origem dos produtos disponíveis no comércio", explicou Neves.
Dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) indicam que, entre janeiro e setembro de 2024, foram registrados 7.244 casos de roubo de carga no Brasil, o que representa uma média de 27 ocorrências diárias, ou seja, mais de uma por hora. A região Sudeste foi a mais afetada, concentrando cerca de 70% dos casos, com destaque para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O Paraná, o Rio Grande do Sul e Goiás também apresentaram número significativo de ocorrências.
Temas
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes
RELAÇÕES EXTERIORES
Estados Unidos impõem sanções contra esposa de Alexandre de Moraes
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília