Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Orçamento
Congresso em Foco
14/9/2025 15:00
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara validou um conjunto de 251 emendas ao Orçamento de 2026 com valor próximo a R$ 220 milhões. Sob relatoria do senador Marcelo Castro (MDB-PI), a aprovação destina, em sua maioria, recursos a prefeituras e fundos municipais de saúde, com o objetivo de financiar ações de atenção primária em saúde e atendimento ambulatorial e hospitalar.
Em 28 de agosto, o colegiado já havia acolhido 2.124 indicações para o orçamento, das quais seis foram revogadas a pedido de seus respectivos autores na última reunião. É por meio desse processo de análise que a comissão distribui as verbas nas áreas temáticas sob sua responsabilidade.
A partir deste ano, as emendas parlamentares das comissões seguem novas diretrizes de transparência e rastreabilidade: é necessário selecionar os municípios, pessoas e organizações que recebem os recursos em reunião pública, mediante justificativa. A mudança é consequência da lei complementar 210/2024, sancionada em acordo entre Executivo, Legislativo e Judiciário por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o procedimento anterior.
Tags
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos