Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Moraes diz que depoimento de Delgatti na CCJ foi irregular

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Judiciário

Moraes diz que depoimento de Delgatti na CCJ foi irregular

Segundo o ministro, o depoimento ocorreu de forma irregular por não ter sido autorizado previamente pelo juízo da execução penal.

Congresso em Foco

16/9/2025 18:20

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta terça-feira (16) que o depoimento do hacker Walter Delgatti Neto na sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados ocorreu de forma irregular por não ter sido autorizado previamente pelo juízo da execução penal.

Na última quarta-feira (10), Delgatti participou por videoconferência de audiência na CCJ, na condição de testemunha da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), em processo que apura a possível cassação do mandato da parlamentar. O depoimento foi autorizado pela Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo (SAP/SP) após requisição formal do presidente da comissão, deputado Paulo Azi (PL-BA).

Depoimento de Walter Delgatti Neto na CCJ.

Depoimento de Walter Delgatti Neto na CCJ.Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

No entanto, Moraes destacou que tanto a SAP/SP quanto o Departamento de Execuções Criminais da 6ª Região Administrativa Judiciária não têm competência para autorizar a presença de presos em depoimentos como testemunhas ou investigados, em qualquer tipo de processo. Segundo o ministro, essa deliberação cabe exclusivamente ao STF, responsável por fiscalizar a execução penal de Delgatti, condenado na Ação Penal 2.428/DF.

No despacho, o relator determinou a expedição de ofícios à SAP/SP e ao Departamento de Execuções Criminais de São Paulo para adverti-los da irregularidade e reforçar que qualquer incidente envolvendo a execução penal deve ser submetido previamente ao Supremo. Apesar disso, Moraes não aplicou nenhuma punição ao condenado.

Condenação

Delgatti cumpre pena de 8 anos e 3 meses de reclusão, em regime inicial fechado, por crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. Ele está preso na Penitenciária II de Tremembé (SP).

Durante o depoimento na CCJ, Delgatti declarou que ficou hospedado em um apartamento de Zambelli por cerca de 20 dias e confessou ter invadido o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a pedido da deputada. Disse ainda que ela teria prometido assumir a responsabilidade caso houvesse consequências jurídicas e que lhe ofereceu um emprego, o que não se concretizou.

  • Processo: EP 150

Leia o despacho.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

CCJ Walter Delgatti Neto Depoimento Alexandre de Moraes STF

LEIA MAIS

Tentativa de golpe

Alexandre de Moraes nega extinção de pena a Mauro Cid

JUDICIÁRIO

Advogado no Paraná apresenta habeas corpus em favor de Bolsonaro

CÂMARA

PEC da Blindagem exige aval do Congresso para ação contra parlamentar

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES