Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
PEC da Blindagem
Congresso em Foco
19/9/2025 15:53
Apesar de ter afirmado nas redes sociais que votou contra a PEC 3/2021, conhecida como PEC da Blindagem, o deputado Mauro Benevides (PDT-CE) apoiou a proposta no Plenário. O parlamentar, na verdade, se posicionou contra apenas o dispositivo que previa votação secreta para autorizar a abertura de processos contra deputados e senadores.
"A verdade sobre a PEC da Blindagem é que votei contra. O que existiu, objetivamente, foi que, na primeira versão, havia apenas a garantia de fala na tribuna e a vedação de interferência do Supremo Tribunal Federal nas críticas feitas por parlamentares, além da exclusão de crimes hediondos, inafiançáveis, tirando tudo. (...) Portanto, nós votamos contra. Eu e mais 131 deputados votamos contra, apesar de ela ter sido aprovada com 311 votos", justificou Benevides em vídeo publicado na quarta-feira (17).
Apesar da declaração, o nome de Mauro Benevides aparece entre os 344 deputados que, na noite de terça-feira (16), votaram a favor da proposta principal, que condiciona a abertura de ações penais contra parlamentares à autorização das duas Casas do Congresso.
O ponto rejeitado pelo deputado foi a tentativa de incluir, no texto, a exigência de votação secreta para essa autorização. Essa medida acabou derrubada por falta de quórum: recebeu 296 votos, mas eram necessários 308 para sua aprovação.
Temas
LEIA MAIS
Acordos Internacionais
Câmara dos Deputados aprova acordos internacionais com a Eslovênia
Cancelamento Simplificado
Comissão aprova cancelamento imediato de contratos automáticos
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem