Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Senado
Congresso em Foco
22/9/2025 15:34
Projeto que visa incluir o exercício ilegal da medicina veterinária entre as condutas tipificadas como crime foi apresentado ao Senado. A medida busca coibir falsos profissionais que colocam em risco a saúde e o bem-estar animal.
A proposta é uma adaptação de um antigo projeto de lei (7323/2014) aprovado na Câmara e ampliaria o artigo 282 do Decreto-Lei nº 2.848/1940, que já prevê sanções para práticas irregulares em medicina, odontologia e farmácia.
Propostas e penas
De acordo com o projeto de lei 4560/2025, exercer a profissão de médico veterinário sem habilitação legal, mesmo a título gratuito, poderá resultar em pena de detenção de seis meses a dois anos. O projeto prevê agravamento da pena quando a prática ilegal resultar em lesão corporal grave, gravíssima ou morte.
Nestes casos, o agente responderá por crimes previstos no Código Penal, como lesão ou homicídio. Além disso, se a conduta resultar em lesão ou morte de animal, o infrator será enquadrado no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998).
O projeto prevê que profissionais habilitados que exerçam atividades durante período de suspensão ou após cancelamento de registro também estão sujeitos a incorrer nos mesmo crimes que aqueles sem habilitação legal.
Justificativa e tramitação
Segundo a justificativa encaminhada pelo presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, a proposta busca preencher lacunas legais e oferecer maior segurança jurídica, tanto para a sociedade quanto para os profissionais da medicina veterinária.
A matéria agora será votada pelos senadores. Caso aprovada, seguirá para sanção presidencial e passará a integrar o Código Penal como dispositivo específico contra o exercício ilegal da medicina veterinária.
LEIA MAIS
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes
RELAÇÕES EXTERIORES
Estados Unidos impõem sanções contra esposa de Alexandre de Moraes
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília