Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Vice-líder do governo tenta impedir que Eduardo vire líder da minoria

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Vice-líder do governo tenta impedir que Eduardo vire líder da minoria

Alencar Santana propõe regras que impedem a atuação de líderes parlamentares fora do Brasil sem permissão da Mesa Diretora.

Congresso em Foco

22/9/2025 18:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O primeiro vice-líder do governo na Câmara, deputado Alencar Santana (PT-SP), apresentou nesta segunda-feira (22) um projeto de resolução para impedir que parlamentares exerçam funções de liderança partidária fora do território nacional. A proposta, se aprovada, tornaria inviável a atuação remota do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), anunciado pelo PL como futuro líder da minoria na Casa, embora o ato de nomeação ainda não tenha sido oficializado.

Desde março nos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro articula sanções contra autoridades brasileiras junto ao governo Donald Trump. A escolha do PL por seu nome para a liderança da minoria busca blindá-lo de eventual cassação por excesso de faltas. Sua ausência de sessões deliberativas ultrapassa dois meses, aproximando-o de uma perda automática do mandato.

Resolução inviabilizaria liderança de Eduardo Bolsonaro, ausente do país há mais de dois meses.

Resolução inviabilizaria liderança de Eduardo Bolsonaro, ausente do país há mais de dois meses.Mário Agra/Câmara dos Deputados, Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O projeto apresentado por Alencar Santana altera o regimento da Câmara e o Código de Ética. Ele estabelece que o mandato parlamentar deve ser exercido obrigatoriamente no Brasil, permitindo saídas do país apenas em caráter temporário e mediante autorização da Mesa Diretora. A participação remota, mesmo com uso de tecnologia, será desconsiderada em caso de afastamento não autorizado. Em situações reiteradas, a proposta prevê a suspensão cautelar do mandato e representação ao Conselho de Ética .

De acordo com o congressista, o exercício do mandato à distância compromete a representatividade do parlamentar e fere o vínculo direto com o eleitorado. A resolução também classifica como quebra de decoro o uso do cargo para "a prática de atos deliberadamente atentatórios à soberania nacional".

Na justificativa, Alencar Santana argumenta que "embora a inovação tecnológica represente um avanço importante para o aperfeiçoamento das atividades legislativas, ela não pode ser utilizada para substituir a presença física indispensável para o pleno funcionamento da Câmara dos Deputados". Para o deputado, a proposta visa assegurar "a integridade institucional da Câmara" e impedir que o mandato parlamentar seja exercido como "mero registro de presença ou voto eletrônico".

O parlamentar também afirma que o texto busca impedir o uso do cargo para "fragilizar o país, deslegitimar as instituições ou colocar interesses privados acima do interesse nacional". Segundo ele, a atuação física no território nacional é "exigência ética essencial à representação política" e condição básica para o funcionamento da democracia representativa .

Confira a íntegra do projeto de resolução.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Eduardo Bolsonaro Alencar Santana câmara dos deputados

Temas

Congresso

LEIA MAIS

DECORO PARLAMENTAR

Conselho de Ética pauta representação contra Eduardo Bolsonaro

SENADO

Ciro Nogueira planeja texto alternativo para PEC da Blindagem

Senado

CCJ vota projeto que endurece penas para crimes violentos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes

2

ELEIÇÕES 2026

Corrida ao Senado preocupa o Planalto e empolga a direita

3

INTERNACIONAL

Trump revoga visto de Jorge Messias e amplia sanções a brasileiros

4

RELAÇÕES EXTERIORES

Estados Unidos impõem sanções contra esposa de Alexandre de Moraes

5

Dados

Veja os deputados que mudaram de voto na PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES