Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
DESVIO DE APOSENTADORIAS
Congresso em Foco
25/9/2025 | Atualizado às 12:31
A CPMI do INSS realiza nesta quinta-feira (25) a oitiva do lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, preso pela Polícia Federal como um dos operadores-chave do maior esquema de fraudes das últimas décadas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esta é a segunda vez em que o lobista apelidado de "Careca do INSS" foi chamado para falar. A sua primeira oitiva estava prevista para a semana anterior, mas ele não compareceu.
Antes de tomar depoimento do lobista, a CPMI do INSS aprovou 30 requerimentos. Um deles pede a convocação de Rodrigo Moraes, apontado como sócio da Arpar, empresa investigada por suposta lavagem de dinheiro desviado do órgão.
Também estão na lista solicitações de depoimento de presidentes de confederações suspeitos de ligação com o esquema e pedidos de informações adicionais a entidades envolvidas.
Dois requerimentos tratam do advogado Nelson Wilians Fratoni Rodrigues: um solicita sua prisão preventiva e o outro requer ao Coaf o envio do Relatório de Inteligência Financeira, abrangendo o período de janeiro de 2019 a dezembro de 2024.
Também está em pauta a deliberação sobre uma minuta de projeto de lei. A proposta prevê mecanismos para reforçar o controle sobre a concessão de benefícios do INSS, amplia a autonomia das CPIs em relação à Polícia Judiciária e ao Ministério Público, obriga o compartilhamento de provas e dados sigilosos e estabelece punições a depoentes que se ausentarem sem justificativa.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 112338, "viewed": [ "112338" ], "context": "{\"articlekey\":112338,\"originalarticlekey\":\"112338\"}" }
Imposto de renda
IMUNIDADE PARLAMENTAR