Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
VÍDEO
Congresso em Foco
25/9/2025 | Atualizado às 18:35
A reunião da CPMI do INSS desta quinta-feira (25), destinada ao depoimento do lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o "Careca do INSS", começou com tumulto e suspensão. O depoente se recusou a responder às perguntas do relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), que rebateu com provocações. O advogado pediu para proferir questão de ordem, provocando protestos entre parlamentares.
Em sua carta de introdução, Antunes se queixou por ser tratado de forma caluniosa pelo relator. "Sua excelência disse, por mais de uma vez, que sou ladrão do dinheiro de aposentados, sem me dar a chance de defesa. Ou seja, o relator já me julgou e condenou sem sequer me ouvir. E, por isso, não responderei às perguntas de Sua excelência", declarou. Gapar respondeu: "Está presente aqui o autor do maior roubo aos aposentados e pensionistas da história do Brasil".
Confira o momento briga:
Após a provocação de Alfredo Gaspar, o advogado do depoente, Cleber Lopes, protestou, batendo boca com um grupo de parlamentares que gritavam ofensas. "Eu sou advogado, vossa excelência me respeite", exclamou. Zé Trovão (PL-SC) se levantou para brigar de frente com o jurista, levando o presidente da sessão, Duarte Jr (PSB-MA), a acionar a Polícia Legislativa e suspender a reunião por alguns minutos.
Antônio Carlos Camilo Antunes é citado nas investigações da PF como um dos principais articuladores do esquema de fraudes em descontos associativos no INSS. Ele cumpre prisão domiciliar, e responde à CPMI após a convocação de seus familiares mais próximos.
LEIA MAIS
Imposto de renda
IMUNIDADE PARLAMENTAR