Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Violência contra a mulher
Congresso em Foco
1/10/2025 16:47
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) se manifestou nesta quarta-feira (1º) sobre a declaração da vereadora Elizabeth Maciel, conhecida como Betinha, também do Republicanos, que afirmou ser "a favor da violência contra a mulher". Embora tenha classificado a fala como "ruim", a parlamentar tentou contextualizar o episódio.
Durante reunião da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Damares afirmou que a declaração causou surpresa dentro do partido. Segundo ela, a reação inicial foi de perplexidade, mas a legenda buscou entender o contexto.
A senadora relatou que, segundo a própria vereadora, ela estaria sob forte emoção devido à morte de um sobrinho, assassinado pela esposa. Isso teria feito com que se atrapalhasse ao tentar defender que leis de proteção às mulheres não sejam usadas para acobertar crimes cometidos por elas.
O comentário ocorreu enquanto Betinha defendia o vereador Pedro Paz (União), acusado pela vereadora Professora Jéssica (DC) de ter levantado o dedo em sua direção na tribuna. A vereadora do Republicanos minimizou a atitude do colega, dizendo que fazia parte de seu "modo particular", e anunciou que apresentaria uma denúncia contra Jéssica à Comissão de Ética.
No discurso, afirmou que "tem mulher que merece apanhar, tem sim", alegando já ter presenciado casos em que mulheres se ferem sozinhas para incriminar homens: "Às vezes já presenciei situações em que a mulher se bate sozinha para condenar o homem".
"A fala foi muito ruim. As redes sociais repercutiram, e ela entrou em pânico", disse Damares. Segundo a senadora, a vereadora já se desculpou publicamente. "Ela chorou, pediu milhões de desculpas, disse que não era aquilo, que estava sob forte emoção", afirmou.
Damares destacou ainda que o Conselho de Ética e Disciplina do Republicanos deve analisar o caso internamente, mas ressaltou que o episódio serve de alerta para agentes públicos.
"Todos estamos sujeitos a erros, mas quando o assunto é violência contra a mulher, é preciso ter muito cuidado com a fala. Uma palavra mal colocada pode gerar reações perigosas lá na ponta", alertou.
Tags
Temas
Violência contra Mulher
"Tem mulher que merece apanhar", diz vereadora amazonense em sessão
DIREITO TRABALHISTA
Licença-maternidade