Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
tentativa de golpe
Congresso em Foco
6/10/2025 17:45
Nesta segunda-feira (6), o recém empossado presidente da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Flávio Dino, marcou o julgamento do Núcleo 3 da trama golpista. O ministro solicitou quatro sessões nos dias 11, 12, 18 e 19 de novembro.
O Núcleo 3, dos chamados "kids pretos", é composto por nove militares e um policial federal, que segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), seriam responsáveis por monitorar autoridades, fazer pressão para que militares de alta patente se mobilizassem contra o sistema eleitoral e agissem a favor de um golpe de Estado.
Parte dos réus teria participado do "Planejamento Punhal Verde Amarelo", que tinha como objetivo assassinar o presidente Lula, o ministro Alexandre de Moraes e o vice-presidente Geraldo Alckmin.
Entre os acusados, estão:
Os réus respondem pelos crimes de:
Apenas Ronald não responde por organização criminosa armada, devido ao fato de a PGR ter entendido que não foram reúnidos elementos suficientes para a comprovação.
Por que "kids pretos"?
Segundo o exército, o apelido é um nome informal atribuído aos militares de operações especiais, por usarem um gorro preto. Eles correspondem aos militares formados pelo Curso de Operações Especiais do Exército Brasileiro, que compõe a elite de combate do Exército.
Temas
Festa no Plenário
Vereadores de São Caetano do Sul dançam em cima de mesas no plenário