Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Eleitoral
Congresso em Foco
8/10/2025 15:22
Ao encerrar a sessão de julgamento desta terça-feira (7), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, ressaltou a relevância do engajamento do eleitorado nas Eleições Gerais de 2026, marcadas para 4 de outubro do próximo ano. "[É uma] data importante para a democracia brasileira e um momento em que a cidadania encontra sua própria decisão sobre o que quer, por meio de seus representantes", afirmou.
A ministra lembrou que o pleito será conduzido pelo vice-presidente do TSE, ministro Nunes Marques. Segundo ela, assim como nas eleições anteriores, o processo eleitoral de 2026 demandará responsabilidade, transparência e dedicação da Justiça Eleitoral, mas, "principalmente, muito compromisso da cidadania brasileira com o Brasil, com o seu passado, o seu presente e o seu futuro".
Durante a sessão, Cármen Lúcia apresentou ao plenário e ao público presente um vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação Social e Multimídia do Tribunal (Secom), que será divulgado nas redes sociais da Justiça Eleitoral.
Confira o vídeo:
As eleições de 2026 devem contar com a participação de aproximadamente 155 milhões de eleitoras e eleitores, que escolherão presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores, deputados federais, estaduais e distritais, além de dois senadores por unidade da Federação.
PLENÁRIO DA CÂMARA
FALHA OPERACIONAL
Conselho de Ética
Direitos Equiparados
Militares do Amapá, Rondônia e Roraima terão reajuste salarial de 23%