Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
STF
Congresso em Foco
10/10/2025 | Atualizado às 7:45
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), prestou elogios ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que anunciou sua aposentadoria na última quinta-feira (8). Para o parlamentar, o magistrado "fará falta" no STF.
Em publicação no X (ex-Twitter), Motta expressou admiração pelo trabalho do ministro. "Registro meu reconhecimento pelo seu trabalho e desejo muito sucesso nesta nova caminhada. Fará falta na mais alta Corte do Brasil", escreveu.
O deputado também elogiou a atuação de Barroso ao longo de sua trajetória no tribunal: "Atuou com maestria e equilíbrio na defesa da Constituição e da democracia brasileira", afirmou.
Aos 67 anos, Barroso deixa o STF antes de atingir a idade-limite de 75 anos, que completaria apenas em 2033. A decisão, que já era especulada, ocorreu poucos dias após ter deixado a presidência do tribunal.
O anúncio foi feito ao fim da sessão plenária. Visivelmente emocionado, Barroso leu uma carta de despedida: "Por 12 anos ocupei o cargo de ministro do STF, sendo presidente nos últimos 2. Foram tempos de imensa dedicação à causa da Justiça e da democracia. A vida me proporcionou a bênção de servir ao país."
O ministro informou que aquela seria sua última sessão no plenário, embora ainda deva permanecer no Supremo por alguns dias para concluir processos e devolver pedidos de vista antes de deixar o cargo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será responsável por indicar um sucessor, que passará por sabatina e votação no Senado Federal, conforme o procedimento previsto pela lei.
LEIA MAIS
Regulamentação Profissional
Câmara aprova regulamentação da profissão de motorista de ambulância
PLENÁRIO DA CÂMARA
FALHA OPERACIONAL
Sessão conturbada
Briga entre vereadores interrompe sessão em Sena Madureira (AC)