Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Deputado quer criminalizar associação de líderes espirituais a bancos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Ética e Religião

"Bancos da fé": Deputado quer criminalizar associação de líderes espirituais a bancos

Projeto de lei apresentado pelo deputado Pastor Henrique Vieira busca impedir o uso da religião para obter ganhos financeiros em bancos e plataformas digitais.

Congresso em Foco

25/10/2025 19:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) apresentou o projeto de lei 5.212/2025 que propõe penas mais duras e restrições ao uso da fé com fins econômicos em bancos, fintechs e instituições de pagamento. A proposta altera a Lei nº 12.865/2013, que regula o Sistema de Pagamentos Brasileiro, e a Lei nº 7.492/1986, que trata dos crimes contra o sistema financeiro nacional.

Segundo o texto, fica vedada a participação ou a vinculação de imagem de entidades ou líderes espirituais e religiosos e operações financeiras com o objetivo de obter vantagem material. O dispositivo ressalva, no entanto, os dízimos e as doações realizadas voluntariamente por fiéis.

Deputado Henrique Vieira propõe punir o uso da fé em negócios financeiros.

Deputado Henrique Vieira propõe punir o uso da fé em negócios financeiros.Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A proposta também tipifica como crime o uso da fé ou do credo para obter ganhos financeiros, direta ou indiretamente, por meio de bancos, arranjos de pagamento e fintechs. A pena prevista é de reclusão de 1 a 5 anos, além de multa. O texto ainda estabelece responsabilidade penal para líderes espirituais, diretores e administradores envolvidos nessas práticas.

Na justificativa, Henrique Vieira afirmou que o projeto busca proteger os fiéis de abusos e preservar a laicidade do Estado. "Casos recentes, como o Clava Forte Bank, revelam o uso da confiança religiosa religiosa para captar recursos e obter lucros sob roupagem espiritual", escreveu o parlamentar.

Para o autor, "a fé não pode ser instrumento de lucro". Ele argumentou que a medida "não restringe a liberdade religiosa nem impede atividades filantrópicas legítimas, mas assegura que o sistema financeiro opere de forma ética e transparente".

Vieira defendeu que a iniciativa reforça "a separação entre fé e mercado financeiro" e visa "garantir proteção aos consumidores, moralidade pública e segurança jurídica no sistema financeiro".

Leia a íntegra da proposta.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Estado laico fé fintechs Bancos Pastor Henrique Vieira religião

Temas

estados unidos

LEIA MAIS

ECONOMIA

Haddad volta a defender taxação de bancos, bets e bilionários

Plenário

"Jornada 6x1 desagrega famílias", diz Pastor Henrique Vieira

Religião

Deputado propõe criação de Intervalo Bíblico em escolas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES