Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Trânsito
Congresso em Foco
1/11/2025 15:00
A fim de antecipar o processo de formação para Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o deputado Euclydes Pettersen (Republicanos-MG) propôs permitir que adolescentes possam iniciar etapas teóricas e práticas de capacitação a partir dos 17 anos. O projeto de lei 5.423/2025 altera Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997).
Essa autorização não se estende à permissão para dirigir, que permanece com idade mínima obrigatória em 18 anos. Para o autor, a medida contribui para "comportamentos responsáveis, conscientes e preventivos no trânsito, reduzindo riscos futuros e promovendo maior segurança nas vias públicas".
Pettersen argumenta que a carga de aprendizado teórico e prático concentrada em poucos meses cria condutores "sem maturidade emocional e prática suficiente". Com a antecipação, esse período pode ser mais extenso.
"Ao permitir que o ensino comece aos dezessete anos, o projeto amplia o tempo de aprendizado, reforça o caráter educativo do processo e prepara o jovem de forma mais gradual e responsável para o trânsito."
Na Câmara, o texto aguarda distribuição para comissões competentes.
LEIA MAIS
Povos tradicionais
Câmara recebe projeto que amplia ensino técnico a povos tradicionais
SEGURANÇA PÚBLICA
Deputado propõe permissão para forças policiais comprarem blindados
Câmara dos Deputados
Comissão de Saúde aprova isenção previdenciária por doenças graves
Câmara dos Deputados
Comissão debate isenção de registro para professor de educação física
Segurança pública
PSB destitui advogados da ADPF das Favelas e é alvo de nota de repúdio