Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Mirando movimentos sociais, Boulos cria o programa "Governo na Rua"

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

GOVERNO

Mirando movimentos sociais, Boulos cria o programa "Governo na Rua"

Programa faz parte da estratégia de Boulos para reatar relações entre o governo Lula e os movimentos sociais que o apoiaram em 2022.

Congresso em Foco

10/11/2025 15:12

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), Guilherme Boulos, publicou nesta segunda-feira (10) no Diário Oficial da União a portaria que institui o programa "Governo na Rua", criado para fortalecer o diálogo entre o governo federal e a sociedade. O documento estabelece a formação de um grupo técnico responsável por desenhar e coordenar as ações do projeto.

Com o lançamento do programa, Boulos busca atender ao motivo de sua nomeação ao Executivo: reaproximar o presidente Lula e demais membros do governo dos movimentos sociais que o apoiaram em 2022, para assim tentar reatar os laços perdidos a tempo do período eleitoral de 2026.

Iniciativa busca ampliar a participação popular e aproximar o governo federal da população em todo o país.

Iniciativa busca ampliar a participação popular e aproximar o governo federal da população em todo o país.Marcelo Oliveira/RasPress/Folhapress

O ministro chegou a explicitar a tarefa em seu discurso de posse, no final de outubro, onde afirmou que o presidente lhe deu "a missão" de "ajudar nessa reta final do seu terceiro mandato a colocar o governo na rua, a rodar todos os cantos desse país. ouvir as pessoas, conversar olho no olho, ter a humildade de ouvir críticas e, ao mesmo tempo, apresentar o que o nosso governo tem feito pelo povo brasileiro".

Funcionamento do programa

O programa "Governo na Rua" pretende levar representantes do Executivo para todos os Estados para promover escuta ativa e divulgação direta das políticas públicas. Entre as diretrizes estão a transversalidade das ações, a inclusão, a equidade territorial e a inovação nos mecanismos de participação social. O objetivo é aumentar o acesso da população a serviços e programas federais, fortalecendo a presença do Estado em comunidades de todo o país.

A fase inicial do "Governo na Rua" será conduzida por um grupo de trabalho técnico, formado por representantes da Secretaria-Geral, da Secretaria Nacional de Participação Social, da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho de Participação Social. O colegiado terá 60 dias para elaborar um diagnóstico e propor estratégias de execução, prazo que pode ser prorrogado por igual período.

Entre as atribuições do grupo estão a identificação de dificuldades na implementação das políticas federais, o desenvolvimento de modelos alternativos de gestão e a proposição de ações para melhorar a resposta governamental nas pontas. A equipe também deverá analisar a atuação federal nos estados e municípios e sugerir formas de coordenação interministerial.

A portaria publicada nesta segunda-feira determina ainda que a participação no grupo é considerada de serviço público relevante e não remunerado. Após a conclusão dos trabalhos, o relatório final deverá apresentar um ato normativo para institucionalizar o "Governo na Rua" como um programa permanente da Secretaria-Geral da Presidência.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2026 Guilherme Boulos Lula

Temas

Eleições Governo

LEIA MAIS

VÍDEO

COP30 é "momento de impor nova derrota aos negacionistas", diz Lula

Crise no PL

Prefeito do PL critica candidatura de Carlos Bolsonaro: Não somos gado

LUTO NO PT

Lula lamenta morte de Paulo Frateschi, fundador do PT morto pelo filho

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES