Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Rollemberg propõe CPI para apurar esquema entre Banco Master e BRB

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Compliance Zero

Rollemberg propõe CPI para apurar esquema entre Banco Master e BRB

Operação "Compliance Zero" da PF e afastamentos no BRB levaram o deputado a propor investigação no Congresso.

Congresso em Foco

19/11/2025 9:16

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) protocolou requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar fraudes financeiras envolvendo o Banco Master e o Banco Regional de Brasília (BRB). Estimativas preliminares da Polícia Federal apontam prejuízos que podem superar R$ 12,2 bilhões.

Leia Mais

Operação Compliance Zero da PF mira fraudes no sistema financeiro

Justiça afasta presidente do BRB em operação que apura fraudes

PT do DF solicita CPI para investigar gestão do BRB

A proposta se deu após a deflagração da Operação "Compliance Zero", que levou à prisão do presidente do Banco Master, Daniel Bueno Vorcaro, e de outras seis pessoas, além do afastamento da diretoria do BRB. Segundo a PF, o esquema envolvia fundos fraudulentos, contratos falsificados e ativos fictícios, com indícios de tentativa de repasse de prejuízos ao banco público.

Rollemberg defende que o Congresso apure a fundo irregularidades financeiras que colocam em risco fundos públicos e previdenciários.

Rollemberg defende que o Congresso apure a fundo irregularidades financeiras que colocam em risco fundos públicos e previdenciários.Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

As investigações apontam que a movimentação financeira irregular coincidiu com a negociação para que o BRB adquirisse o Banco Master, levantando suspeitas de que recursos públicos poderiam ter sido usados para evitar a quebra da instituição privada. A operação também revelou falta de documentação básica e descumprimento de normas regulatórias do sistema financeiro nas tratativas.

"O Parlamento precisa cumprir seu papel constitucional de fiscalizar e proteger o interesse público. A CPI é necessária para apurar a fundo essas irregularidades, identificar os responsáveis e propor mudanças legislativas que fortaleçam o sistema financeiro nacional", afirmou Rollemberg.

Há indícios de que fundos previdenciários estaduais e municipais teriam sido expostos a ativos fraudulentos ligados ao Banco Master, ampliando o potencial impacto sobre milhares de servidores públicos.

"Estamos falando da aposentadoria de milhares de trabalhadores, da estabilidade do sistema financeiro e da credibilidade das instituições. O Congresso não pode se omitir", completou.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Banco de Brasilia Rodrigo Rollemberg BRB Banco Master câmara dos deputados

Temas

Congresso

LEIA MAIS

PL Antifacção

Hugo Motta sobre PL Antifacção: "Não é uma vitória de A ou B"

CÂMARA DOS DEPUTADOS

PL Antifacção: veja como cada deputado votou

SEGURANÇA PÚBLICA

Câmara aprova relatório de Derrite para o PL Antifacção

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES