Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Judiciário
Congresso em Foco
27/11/2025 | Atualizado às 18:32
O STF divulgou nesta quinta-feira (27) informações sobre o núcleo de custódia onde o ex-ministro Anderson Torres cumprirá pena. As instalações ficam no 19º Batalhão de Polícia Militar, conhecido como Papudinha, localizado no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A área total possui 54,76 metros com quarto, banheiro, lavanderia, cozinha, sala e área externa.
Com capacidade para abrigar quatro pessoas, o local será usado exclusivamente como Sala de Estado Maior para Torres. O ex-ministro tem acesso a geladeira, chuveiro com água quente, armários, cama de casal e televisão.
Torres também tem direito a banho de sol na área externa da cela para prática de exercícios físicos, com total privacidade e sem controle de horário.
Veja o vídeo das instalações:
Condenação
Torres foi condenado pela 1ª Turma do STF a 24 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O ex-ministro será o único integrante do chamado núcleo crucial da trama golpista a cumprir pena no local.
Na segunda-feira (24), a defesa havia solicitado que ele fosse mantido na Superintendência da Polícia Federal, assim como o ex-presidente Jair Bolsonaro, ou em uma unidade da Polícia Militar, alegando ameaças de morte e quadro de depressão. Moraes rejeitou o pedido por entender que o ex-ministro não tem foro que justifique a custódia em unidade distinta.
Moraes também determinou que Torres seja submetido a exames médicos para o início da execução da pena, "incluindo observações clínicas indispensáveis ao adequado tratamento penitenciário".
Além de Torres, foram expedidos mandados de prisão contra os demais réus condenados: o ex-presidente Jair Bolsonaro; os ex-ministros Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Alexandre Ramagem; e o ex-comandante da Marinha, almirante Almir Garnier. Ramagem está foragido nos Estados Unidos, e o oitavo condenado, o tenente-coronel Mauro Cid, cumpre pena em regime aberto.
LEIA MAIS
INSATISFAÇÃO DECLARADA
Alcolumbre e Motta faltam à sanção do IR e elevam tensão com Lula
Câmara dos Deputados
Comissão aprova remuneração mínima para entregadores por app