Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
JUDICIÁRIO
Congresso em Foco
5/12/2025 12:22
A 1ª Turma do STF dará início na terça-feira (9) às audiências de julgamento dos réus do Núcleo 2 da ação penal do golpe. O grupo compõe o que a Procuradoria-Geral da República (PGR) chama de ala "gerencial" da organização criminosa, reunindo réus que exerciam funções administrativas voltadas à execução das ordens dos membros do núcleo político.
O núcleo 2 é acusado de coordenar ações de monitoramento ilegal de autoridades públicas, liderar as blitze em estados com maioria de eleitores do presidente Lula nas eleições de 2022, participar na construção da minuta de decreto que resultaria na anulação do pleito e elaborar o plano "Punhal Verde e Amarelo", que previa o assassinato do presidente Lula, do vice Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes, até então presidente do TSE.
A PGR pediu que os seis réus sejam condenados por organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. Também foi solicitado que seja fixado valor mínimo para reparação dos danos causados.
As sessões estão previstas para começar no dia 9, 10, 16 e 17. Os réus do Núcleo 2 são:
O julgamento do Núcleo 2 é o quarto a acontecer dentro da ação penal. Já foram julgados anteriormente o Núcleo 1 (político), Núcleo 4 (inteligência e comunicação) e o Núcleo 3 (militar). Resta também o julgamento do Núcleo 5, formado pelo influenciador Paulo Figueiredo.
Temas
LEIA MAIS
impeachment de ministros
Nikolas protocola PEC contra decisão que limita impeachment no STF
MINISTROS SOB PRESSÃO