Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Projeto de lei
Congresso em Foco
13/12/2025 7:00
A deputada Fernanda Melchionna (Psol-SP) apresentou projeto de lei complementar para propor inelegibilidade a condenados por violência doméstica e familiar (255/2025). A previsão é incluída na Lei Maria da Penha (11.340/2006).
Atualmente, a lei complementar 64/1990 prevê a perda do direito de eleição em qualquer cargo para inalistáveis e analfabetos; parlamentares ou membros do Executivo que tenham tido mandatos cassados, nos oito anos subsequentes à perda do cargo eletivo; e condenados na Justiça Eleitoral por abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, e nos próximos oito anos.
Também estão inelegíves, por oito anos após o cumprimento de pena, condenados em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado por crimes:
Para a autora, a participação política de condenados compromete as instituições.
"A presença de agressores de mulheres, já condenados com trânsito em julgado, na disputa ou no exercício de cargos eletivos compromete a integridade das instituições públicas, fragiliza a moralidade administrativa e abala a confiança da sociedade em seus representantes."
Na Câmara, o texto aguarda distribuição para comissões.
Temas
LEIA MAIS
Energia Elétrica
Audiência pública discutirá a falta de energia elétrica no Brasil
Educação Prioritária
Comissão prioriza matrícula de irmãos e dependentes na mesma escola
OPERAÇÃO TRANSPARÊNCIA
Quem é Mariângela Fialek, ex-assessora de Arthur Lira alvo da PF