Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Anistia
Congresso em Foco
9/12/2025 | Atualizado às 14:01
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), confirmou que a Casa votará o PL da Dosimetria ainda nesta terça-feira (9). A matéria, sob relatoria do deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), concede redução de pena aos envolvidos na tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito em 8 de janeiro de 2023.
Apresentado por deputados do Partido Liberal (PL) e do Republicanos, o projeto de lei 2.162/2023 previa anistia "ampla, geral e irrestrita". Segundo declarações do relator, o substitutivo deve avançar pelo centro. "Apesar das divergências que a gente tem na casa, tanto à esquerda quanto à direita, o projeto avança pelo centro e eu tenho certeza que nós vamos aprovar", afirmou em discurso ao Plenário em setembro.
Caso Bolsonaro
Condenado a 27 anos e três meses, Jair Bolsonaro pode ser um dos beneficiados pelo projeto. No domingo (7), seu filho Flávio Bolsonaro afirmou que só desistirá de disputar a Presidência da República em 2026 se o ex-presidente estiver "livre, nas urnas", o que aumentou a pressão na Câmara.
No STF, o entendimento é de que anistia, graça e indulto não são aplicáveis para crimes contra o Estado de Direito, motivo pelo qual o relator propõe, no lugar do perdão, uma revisão no Código Penal para reduzir as penas desses crimes, promovendo assim uma mudança nas dosimetrias.
LEIA MAIS
Câmara dos Deputados
Comissão especial adia votação sobre regulação do trabalho por app
Câmara dos Deputados
Comissão aprova acessibilidade como fator de desempate em licitações