Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Otto defende que PL da Dosimetria passe na CCJ antes ir ao Plenário

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado

Otto defende que PL da Dosimetria passe na CCJ antes ir ao Plenário

Declaração ocorreu após Alcolumbre anunciar objetivo de votar a matéria em Plenário ainda neste ano.

Congresso em Foco

10/12/2025 9:01

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), se manifestou contra a deliberação do PL da Dosimetria diretamente em Plenário, sem passar pelo colegiado. A declaração ocorreu após Davi Alcolumbre (União-AP) anunciar que pretende pautar a redução de penas aos envolvidos na tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito em 8 de janeiro de 2023 ainda neste ano.

"Não é possível que não passe pela CCJ. Chega aqui e vota imediatamente? Vou discordar completamente", afirmou. "Não dá para chegar e votar de afogadilho. Isso é impossível. É um desrespeito aos senadores. Vou seguir o regimento da Casa."

Alcolumbre afirmou que o questionamento era equilibrado e sugeriu que, para passar na CCJ com celeridade, senadores da oposição poderiam fixar um calendário. Assim, a matéria pode chegar ao Plenário do Senado na próxima semana. Otto lembrou que as sessões do período serão semipresenciais e reiterou que a complexidade do texto requer agenda presencial.

Segundo o presidente do Senado, há um movimento de parlamentares da oposição para recolher assinaturas em um requerimento de urgência para levar o texto diretamente ao Plenário. Conforme o rito de tramitação da Casa, um projeto de lei deve ser analisado inicialmente em comissões e, na sequência, analisado pelos senadores.

O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta-feira (10) por 291 votos a 148 (veja como cada deputado votou). A expectativa é de que chegue para análise do Senado ainda hoje. Após a discussão, ficou definido que a matéria passará na CCJ.

PL da Dosimetria

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), ao projeto 2.162/2023, originalmente apresentado por Marcelo Crivella (Republicanos-RJ). A versão final retirou a proposta de anistia total, prevista na versão inicial, e propõe mudança estrutural na forma de cálculo das penas.

Se aprovado, o projeto pode resultar em diminuição expressiva das penas impostas pelo STF, inclusive a do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses de prisão.

Leia Mais

Câmara aprova redução de pena para Bolsonaro e outros condenados

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Otto Alencar senado federal Comissão de Constituição e Justiça Davi Alcolumbre

Temas

Congresso

LEIA MAIS

TENTATIVA DE GOLPE

Câmara aprova redução de pena para Bolsonaro e outros condenados

ECONOMIA

Câmara aprova aumento da fiscalização de devedores contumazes

VÍDEO

Glauber "vive da lógica dos extremistas que critica", diz Hugo Motta

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES