Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Câmara dos Deputados
Congresso em Foco
10/12/2025 11:26
O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, Partido Liberal (PL), contabilizou 75 dos 291 votos para a aprovação do projeto que concede redução de pena aos envolvidos na tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito em 8 de janeiro de 2023 na Câmara dos Deputados (2.162/2023). Além da ausência de nove deputados à deliberação, um parlamentar defendeu posicionamento contrário à recomendação da sigla: Osmar Terra (PL-RS).
Terra possui passado divergente do apoio ao partido, era opositor da ditadura militar enquanto estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e participou do movimento pela criação do Sistema Único de Saúde (SUS). O deputado exerceu o cargo de superintendente do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps).
Durante a redemocratização, reiterou contrariedade ao golpe, que foi defendido por Bolsonaro.
Na política, iniciou como prefeito de Santa Rosa (RS), entre 1993 e 1996, mas já era filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) desde 1986. Em 2006, acendeu à Câmara dos Deputados e chegou a ser ministro do Desenvolvimento Social no governo Temer. No primeiro governo de Bolsonaro, sua ideologia política ficou clara ao assumir o Ministério da Cidadania.
Médico, especialista em Saúde Perinatal, Educação e Desenvolvimento do Bebê, o parlamentar foi conselheiro do ex-presidente, com quem compartilhou um posicionamento otimista quanto ao número de mortes na pandemia de covid-19 e afirmou inúmeras vezes que a crise se resolveria sem imunizantes.
Osmar Terra trocou o agora MDB pelo PL em março deste ano.
Abstenção
Entre os deputados que não participaram da sessão, três estão fora do país, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Alexandre Ramagem (PL-RJ), localizados nos Estados Unidos, e Carla Zambelli (PL-SP), presa na Itália. Também se abstiveram, todos do Nordeste:
LEIA MAIS
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Relator apresenta parecer da PEC da Segurança Pública; veja o que muda
CARTEIRA DE HABILITAÇÃO
Energia Elétrica
Comissão aprova inclusão de prossumidores nos conselhos de energia
TENTATIVA DE GOLPE
Câmara aprova redução de pena para Bolsonaro e outros condenados