Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Julgamento STF
Congresso em Foco
16/12/2025 8:30
O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio da 1ª Turma, dá prosseguimento, nesta terça-feira (16), às 9h, ao julgamento dos seis réus integrantes do Núcleo 2, acusados de participação na tentativa de golpe de Estado, conforme apurado na Ação Penal (AP) 2693.
De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), os réus são apontados como responsáveis pela criação da controversa "minuta do golpe", pela articulação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com o objetivo de obstruir o exercício do voto por eleitores da Região Nordeste durante as eleições de 2022 e, ainda, pelo planejamento da operação denominada "Punhal Verde Amarelo", cujo propósito seria o assassinato de figuras de destaque no cenário político e institucional.
Os acusados respondem por crimes como tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado por violência e grave ameaça ao patrimônio da União.
A sessão será iniciada com a apresentação do voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, seguido pelos votos dos demais ministros do colegiado, na seguinte ordem: ministro Cristiano Zanin, ministra Cármen Lúcia e ministro Flávio Dino, que preside a 1ª Turma.
Em caso de condenação, a Turma avançará para a fase de dosimetria, momento em que será realizado o cálculo individualizado da pena a ser imposta a cada um dos condenados. Na semana anterior, a 1ª Turma havia concluído a etapa de sustentações orais, tanto da PGR quanto das defesas dos seis réus.
Integram o Núcleo 2:
O julgamento será realizado de forma presencial. Estão previstas três sessões para a conclusão do julgamento:
Ação penal 2693.
Temas
LEIA MAIS
INDÚSTRIA REDPILL
Erika Hilton propõe proibir monetização de conteúdo misógino
PL da Dosimetria
Otto Alencar: PL da Dosimetria "não tem chance" de passar na CCJ