Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Faltou diálogo entre Gleisi e Wagner, diz líder do governo na Câmara

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

TENSÃO NO GOVERNO

Faltou diálogo entre Gleisi e Wagner, diz líder do governo na Câmara

Para José Guimarães, ministra e líder do governo no Senado deveriam ter conversado mais sobre estratégia de votação do PL da Dosimetria.

Congresso em Foco

18/12/2025 | Atualizado às 11:57

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), tentou reduzir a tensão pública entre a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), após a aprovação, na noite dessa quarta-feira (17), do chamado PL da Dosimetria no Senado. Para Guimarães, o episódio expôs uma "falta de diálogo" e a divergência ocorreu "no método", não no conteúdo.

A proposta altera critérios para a fixação de penas e, na prática, pode levar à redução de condenações relacionadas aos atos golpistas de 8 de janeiro e à trama de tentativa de golpe, beneficiando inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre pena de 27 anos de prisão.

José Guimarães em entrevista coletiva nesta quinta-feira.

José Guimarães em entrevista coletiva nesta quinta-feira.Congresso em Foco

Pelas redes sociais, Gleisi classificou como "erro lamentável" a condução das articulações feitas pela liderança do governo no Senado. Para acelerar a votação de um projeto que reduz incentivos fiscais e aumenta a taxação sobre bets e fintechs, Jaques Wagner aceitou não obstruir a tramitação do PL da Dosimetria, tanto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) quanto no Plenário.

Também pelas redes, Wagner reagiu às críticas. "Lamentável é nos rendermos ao debate raso e superficial. É despachar divergências de governo por rede social", escreveu.

Leia Mais

Governo cede no PL da Dosimetria para avançar taxação de bets

Gleisi afirmou ainda que o presidente Lula deve vetar o projeto. Caso isso ocorra, caberá ao Congresso analisar o veto presidencial. Paralelamente, partidos da base aliada ingressaram com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a aprovação da proposta.

"Acordo de procedimento"

De acordo com Guimarães, Jaques Wagner relatou que o entendimento costurado no Senado se limitou a um "acordo de procedimento" na CCJ, com o objetivo de viabilizar a tramitação do projeto — e não a um acordo sobre seu conteúdo.

"O que ele fez foi um acordo de procedimento da CCJ. Não foi acordo de conteúdo", afirmou Guimarães em entrevista coletiva. O líder acrescentou que, em situações como essa, o diálogo interno precisa anteceder as decisões. "Me parece que faltou esse diálogo entre a ministra e ele."

Cobrança por alinhamento

Guimarães também cobrou maior alinhamento entre o Palácio do Planalto e as lideranças governistas no Congresso para evitar novos ruídos. Segundo ele, é necessária uma "sintonia fina" entre quem articula no Legislativo e quem coordena a política no Executivo.

"O governo, para atuar bem, precisa de sintonia entre quem segura o piano aqui dentro e quem está no Palácio fazendo as construções. Não pode haver dissociação", afirmou.

Na avaliação do líder, o desgaste foi ampliado por uma leitura de que o governo teria "cedido" ao projeto — interpretação que ele contesta ao apontar que a bancada do PT votou integralmente contra a proposta.

A condução do acordo no Senado também foi criticada por parlamentares de outros partidos da base, como Renan Calheiros (MDB-AL), um dos principais aliados do Planalto na Casa. Renan afirmou que não aceitaria participar de uma "farsa". Assim como ele, toda a bancada petista votou contra o texto. Ainda assim, o PL da Dosimetria foi aprovado por ampla margem: 48 votos a favor e 25 contrários.

Veto

Questionado sobre a possibilidade de veto presidencial, Guimarães evitou antecipar a decisão de Lula, embora tenha reconhecido sinais públicos nesse sentido. "Se vai vetar ou não, isso é tarefa do presidente… eu não gosto de ser intérprete do pensamento", disse.

Na conversa com jornalistas, o líder do governo também contextualizou o episódio no ambiente de fim de ano no Congresso, marcado por negociações difíceis, tensões recentes entre governo e Câmara e uma estratégia voltada à recomposição da base para destravar a pauta econômica.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

PL da Dosimetria José Guimarães Jaques Wagner gleisi Hoffmann Câmara Senado

LEIA MAIS

OPERAÇÃO SEM DESCONTO

Weverton afirma ter recebido agentes da PF "com surpresa"

Comércio Exterior

Novo marco legal do comércio exterior brasileiro é aprovado no Senado

Prêmio Empreendedorismo

Prêmio para mulheres empreendedoras no Brasil é aprovado no Senado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PL DA DOSIMETRIA

Confira o voto de cada senador na redução de penas a condenados de 8/1

2

DOSIMETRIA

Lindbergh diz que acionará o STF se PL da Dosimetria for aprovado

3

AJUSTE FISCAL

Câmara aprova corte de benefícios fiscais e taxação de bets e fintechs

4

MÍDIA

Soraya comemora troca de especial de Zezé di Camargo por Chaves no SBT

5

SENADO

Governo cede no PL da Dosimetria para avançar taxação de bets

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES