Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CCJ aprova atualização da regulamentação das profissões de engenharia

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Atualização Profissional

CCJ aprova atualização da regulamentação das profissões de engenharia

Projeto de lei aprovado na Comissão da Câmara moderniza a regulamentação das profissões ligadas ao Sistema Confea/Crea, visando desburocratizar processos.

Congresso em Foco

3/1/2026 17:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que promove a atualização da legislação que rege as profissões vinculadas ao Sistema Confea/Crea, englobando as diversas modalidades de engenharias, a agronomia e as geociências, atualmente disposta na Lei 5.194/1966.

Em virtude de sua tramitação em caráter conclusivo, a proposição legislativa será encaminhada ao Senado Federal, a menos que seja interposto recurso para apreciação no Plenário da Câmara dos Deputados. Para que se converta em lei, a redação final do texto deverá ser ratificada por ambas as Casas do Congresso Nacional.

Proposta atualiza regras das profissões de engenharia, agronomia e geociências.

Proposta atualiza regras das profissões de engenharia, agronomia e geociências.Freepik

Conforme a recomendação do relator na CCJ, o deputado Cleber Verde (MDB-MA), foi aprovada, com as devidas adequações, a versão da Comissão de Finanças e Tributação para o projeto de lei 1.024/2020, de iniciativa do Poder Executivo.

"A proposta visa agilizar o processo de registro de profissionais e empresas, inclusive estrangeiras, tornando os procedimentos mais objetivos e menos burocráticos."

O substitutivo aprovado determina que o plenário do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) será composto por 32 conselheiros (atualmente são 18), incluindo 27 representantes estaduais e indicados por instituições de ensino e tecnólogos. Os mandatos dos presidentes dos conselhos regionais (Creas) e do Confea também foram alterados, passando de três para quatro anos, com a possibilidade de uma reeleição.

O texto estabelece que os prazos máximos para registro no Crea serão de 90 dias para profissionais e 45 dias para empresas. Caso não haja manifestação dentro desses prazos, o registro provisório será concedido automaticamente. O Confea deverá especificar as áreas de atuação privativas de seus profissionais e as áreas de atuação compartilhadas com outras profissões regulamentadas.

As deliberações do plenário do Confea sobre atribuições profissionais deverão ser aprovadas por, no mínimo, dois terços de seus integrantes. A fiscalização do exercício profissional abrangerá também a atuação dos tecnólogos e técnicos de segurança do trabalho. Os conflitos com normas de outros conselhos profissionais serão resolvidos por meio de resolução conjunta de ambos os conselhos.

A proposta também disciplina a atuação de engenheiros estrangeiros no país. O registro no Brasil estará sujeito à reciprocidade, ou seja, só será concedido se o país de origem assegurar o mesmo direito a cidadãos brasileiros. Adicionalmente, elimina-se a exigência de um assistente brasileiro para os estrangeiros contratados por empresas, visando reduzir a burocracia e facilitar a contratação de engenheiros em projetos de interesse público.

Leia a íntegra da proposta.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

engenharia projeto de lei Comissão de Constituição e Justiça câmara dos deputados Cléber Verde

Temas

trabalho

LEIA MAIS

CNH Gratuita

Comissão aprova prioridade na CNH gratuita para PcDs de baixa renda

Justiça Penal

Câmara avança em proposta que reforça dever de imparcialidade do MP

Concurso Público

Câmara dos Deputados publica 1º edital de seu novo concurso público

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Novas regras do INSS empurram aposentadoria para mais tarde

2

Pagamentos INSS

INSS libera R$ 2,3 bilhões em atrasados para 152,3 mil segurados

3

PRESO COM SORTE

Com número 13, Bolsonaro e irmão fazem quadra na Mega da Virada

4

Correspondente Internacional

Eduardo Bolsonaro comemora ação dos EUA contra Maduro

5

Relações Exteriores

Lula condena ofensiva dos EUA na Venezuela e retirada de Maduro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES